Com estratégia de EGC (Employee-Generated Content), a iniciativa estará disponível para seus mais de 21 mil colaboradores em todo o Brasil
O Creators Grupo Boticário, primeiro programa de colaboradores influenciadores do conglomerado de beleza, acaba de ser lançado em parceria com a CoCreators, agência referência em influência. Segundo o relatório “Influencer Marketing Hub 2024”, houve um crescimento de 32,9% de funcionários como influenciadores dentro das empresas no último ano, o que mostra a confiança nesse modelo para promover autenticidade e engajamento nas redes sociais.
Com um portfólio extenso de marcas reconhecidas no mercado, o Grupo Boticário oferece aos seus colaboradores uma oportunidade única de se conectar com uma ampla gama de produtos, estimulando a criação de conteúdo genuíno e diverso. Só em 2024, foram desenvolvidos 5 mil novos produtos de marcas como Eudora, O Boticário, Truss, Vult, Beleza na Web, Quem Disse, Berenice? e Australian Gold. O programa adota um processo estruturado para garantir a participação ativa e qualificada dos colaboradores, com um recrutamento feito à base das necessidades e desafios específicos de cada campanha.
A autenticidade gera confiança: de acordo com dados da Edelman Trust Barometer, 60% dos consumidores confiam mais em funcionários comuns do que em executivos para obter informações sobre uma empresa. “O criador de conteúdo mais potente de uma marca está dentro dela. São os nossos colaboradores, que vivenciam o dia a dia da empresa e entendem, na prática, os valores e a missão do Grupo. Eles têm uma conexão genuína com nossas marcas, o que torna seu conteúdo não apenas autêntico, mas também alinhado à nossa identidade. Ao dar voz aos nossos próprios times, fortalecemos nossa presença e geramos uma conexão ainda mais forte com o nosso público,” explica Renata Gomide, VP de Marketing do Grupo Boticário.
A companhia irá oferecer a esses colaboradores selecionados cursos e capacitações para produção de conteúdo para garantir que seja autêntico. A participação no programa é voluntária e o Grupo oferece prêmios exclusivos para os colaboradores, como kits personalizados e experiências exclusivas, como forma de motivar o engajamento interno.
Marketing de Influência no Grupo Boticário
No Grupo Boticário, a frente de marketing de influência desempenha um papel fundamental ao ajudar a contar as histórias das marcas e conectá-las com diferentes audiências. A humanização da narrativa, por meio dos influenciadores, criadores de conteúdo UGC e celebridades, são estratégias essenciais para atingir a missão da companhia de tornar essa conexão ainda mais próxima.
“Atualmente, não há marketing e comunicação com consumidores sem a participação de criadores de conteúdo, especialmente no universo da beleza, onde contamos com milhões de experts e heavy users dos nossos produtos, que são autoridades reconhecidas sobre a qualidade e usabilidade do portfólio da empresa. Agora, com a estratégia de colaboradores influenciadores, não será diferente“, comenta Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Por meio de um portfólio de marcas amplamente diversificado, o Grupo Boticário já realiza uma forte estratégia de marketing de influência regional e nacional, atendendo às diferentes necessidades e preferências de seus consumidores em todo o Brasil. Com mais de 4,5 mil lojas físicas e presença em mais de 5 mil municípios, o Grupo possui uma capilaridade que possibilita uma conexão de impacto com seu público, ativando as marcas de forma personalizada em diversas localidades.
A ideia é que o programa “Creators Grupo Boticário” traga ainda mais diversidade de vozes, agora de “dentro para fora”, complementada por outras iniciativas de influência. “Cada tipo de conteúdo terá seu propósito estratégico, onde o EGC e o UGC funcionam como prova social e geração de experiências, enquanto influenciadores e celebridades, por exemplo, reforçam a autoridade da marca. Essas estratégias funcionam de forma complementar, garantindo um equilíbrio sem sobrecarregar o conteúdo colaborativo,” finaliza Marcela.
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em 1.701 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada pela transparência e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br
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