Companhia sobe três posições no ranking em comparação à 2022, reforçando sua atuação e compromisso com a agenda ESG
O Grupo Boticário obteve a 2ª posição no ranking Merco Responsabilidade ESG 2023 divulgado nesta quarta-feira (26). Essa conquista é resultado da trajetória de décadas em sustentabilidade, governança e impacto social — pilares que estão profundamente integrados ao seu DNA e que norteiam a sua estratégia de negócios. Em 2022, a empresa estava na 5ª posição do ranking.
Fabiana De Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, pontua que estar entre os primeiros colocados no Ranking Merco Responsabilidade ESG é reflexo da consistente jornada ESG do Grupo. “Desde a nossa fundação, há 47 anos, temos como princípio o respeito às pessoas e ao meio ambiente, a responsabilidade social e a boa governança. Fazer o certo é o caminho para o sucesso responsável, priorizando a nossa perenidade e a geração de valor“, afirma a executiva.
O Merco é um dos mais respeitados e reconhecidos rankings de reputação empresarial do mundo. A organização avalia empresas com base em critérios como responsabilidade e governança corporativa, ética, transparência e impacto social e ambiental. O ranking é um importante indicador para a sociedade, proporcionando uma visão transparente sobre quais empresas estão comprometidas com valores significativos, contribuindo positivamente para a sociedade e o meio ambiente, além de influenciar decisões de consumo e investimento.
Relatório ESG e a evolução dos compromissos do Grupo Boticário
Recentemente, o Grupo Boticário publicou o seu 12º Relatório ESG e apresentou de forma inédita a evolução dos seus Compromissos Para o Futuro, com metas ainda mais objetivas e transparentes, concentradas na plataformas #UmaBelezaDeFuturo.
Os compromissos assumidos pela empresa, desde 2021, estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo o mesmo horizonte temporal da Agenda 2030. São oito compromissos, distribuídos entre sete temáticas: Mudanças Climáticas; Resíduos; Água; Biodiversidade; Diversidade e Inclusão; Desenvolvimento Social; e Fornecimento Sustentável. E, para que seja possível potencializar os projetos, tangibilizar e mensurar sua evolução, eles se desdobram em 30 metas específicas para toda a organização.
Embasado pelas melhores práticas em ESG, e com o endosso de um Comitê presidido por membro independente e referência no mercado, a atualização é resultado de um processo que foi desenvolvido de forma democrática e multidisciplinar, com o envolvimento de especialistas e mais de 60 representantes da alta liderança da empresa, e que durou mais de 9 meses.
O Relatório ESG do Grupo Boticário pode ser acessado na íntegra.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em 1.701 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada pela transparência e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 10 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.