Por conta de minha agitada vida, não assisto à Novela Passione, da Rede Globo, que nós mídias, chamamos de Novela III.
Porém, achei interessantíssima uma notícia que saiu na Folha hoje, que fala a respeito da tal novela.
Vejam só:
Gerson, personagem interpretado por Marcelo Anthony, que vive um piloto, aparece frequentemente na trama, fazendo algo "misterioso" em frente à uma tela de computador.
Isso tem feito com que internautas e telespectadores de um modo geral da novela, tirem suas próprias conclusões sobre o hábito estranho do personagem, Gerson.
Acontece que o anunciante Goodyear (que faz ações de merchandisng em Passione), patrocina o pliloto na trama e teme ver sua marca associada à algum ato ilícito do personagem Gérson.
Vejam a frase do Diretor de Marketing da Goodyear, Rui Moreira, para a Folha:
"Não teria como a Goodyear ajudar em algo ilegal. A única ação nesse caso seria tirarmos o patrocínio, mas isso não teria sentido para nós".
A Globo garantiu que o que Gerson faz na internet não é ilegal e que o anunciante pode ficar tranquilo.
A Folha informa que a Goodyear já entrou no enredo da novela anteriormente, quando Gerson sofreu um acidente na trama e por conta disso, tentou o suicídio e a Goodyear entrou na história para tentar convencê-lo do contrário.
Na minha opinião, algumas coisas devem sr analisadas.
Primeiro – o anunciante deveria saber que um patrocínioào personagem é um tanto quanto delicado.
Segundo – a Globo já deveria ter alertado o anunciante, tudo toda a história que teria o personagem na novela.
Enfim, não se trata apenas de uma ação de merchandising editorial na novela, e sim, um patrocínio à um personagem da novela. Todos os passos do personagem na novela devem ser analisados e validados pelo anunciante. Exemplo: se esse cara bebe, fuma, maltrata alguém, passa em sinal vermelho…..
É a marca do anunciante que estampa o uniforma daquele personagem que tem hábitos e opiniões e isso, se for contraditório ao que pensa a marca, a consequência pode sim, ser desastrosa.
É o que eu penso.