CreativosBR

Fonte: Pinterest

David Ogilvy

Conhecido como “pai da publicidade moderna”, David Ogilvy revolucionou o mercado publicitário.

Nascido no dia 23 de junho de 1911, em Surrey, Inglaterra, Ogilvy iniciou sua trajetória profissional como vendedor de fogões, área que demonstrou capacidade desde o início. Após migrar para os Estados Unidos em 1938, iniciou sua carreira como redator na George Batten Company.

Foi então, em 1948, que fundou a Ogilvy & Mather, em Nova Iorque, que rapidamente se destacou no cenário publicitário. Com seu jeito peculiar de fazer negócios, David fez com que fosse a primeira agência de publicidade a lançar ações nas bolsas de Nova Iorque e Londres (1966).

O profissional acreditava que a publicidade deveria ser não apenas criativa, mas também funcional. Um de seus princípios mais conhecidos é: “O consumidor não é um idiota. É sua esposa”, mostrando sua visão de que a publicidade deve respeitar a inteligência do público. Além disso, Ogilvy defendia que conhecer seus consumidores é essencial para a criação de campanhas eficazes.

Um exemplo é a sua campanha para a Rolls-Royce. No final da década de 1950, como as vendas da empresa estavam baixas, David foi responsável pelo famoso headline “A 60 milhas por hora, o barulho mais alto no novo Rolls-Royce vem do relógio elétrico”, que foi veiculado nos principais jornais da época e ajudaram na recuperação da empresa.

Fonte: Pinterest

Além disso, entre suas inúmeras campanhas de sucesso, a Real Beauty da Dove, foi realizada em resposta às pressões da indústria da beleza que – ainda – promove padrões inatingíveis. A campanha ajudou a redefinir a imagem da marca, onde suas vendas aumentaram significativamente, e gerou um impacto social muito forte, influenciando outras marcas a considerarem a mesma abordagem e lançando novas bases para um novo padrão de beleza que celebra a diversidade.

Ao longo de sua carreira, Ogilvy recebeu inúmeros prêmios. Em 1977, seu nome foi parar no Advertising Hall of Fame e sua agência ganhou o título de “Agência do Ano” diversas vezes. David também publicou o livro “Confissões de um Publicitário” em 1963, uma leitura essencial e repleta de insights para quem atua na área.

Atualmente, suas estratégias de storytelling e branding continuam a ser estudadas e aplicadas em todo o mundo. Além disso, o profissional sempre enfatizou a importância da ética na publicidade, defendendo a prática de respeitar o consumidor e promover a verdade. Sua citação: “A boa publicidade é um ato de comunicação, não de venda”, enfatiza isso.

Refletir sua trajetória mostra como David Ogilvy é, e sempre será, uma figura central na história da comunicação publicitária.

E aí gostou do conteúdo? Inspire-se com a gente #inspirarparacriar
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket