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FOOH: a mais nova aposta das marcas

Uma nova onda está chegando com tudo na publicidade: o chamado FOOH  – Faux Out of Home – uma técnica que utiliza da computação gráfica (CGI) para simular cenários e ativações OOH super realistas.

O termo foi criado pelo artista digital Ian Padgham, conhecido por fazer vários vídeos com a técnica utilizando a CGI. O Fake Out of Home, ou também conhecido como Faux Out of Home, começou a ficar popular com algumas ativações gringas, como a da marca Maybelline, que mostra seus produtos em um tamanho maior no aeroporto; ou a da marca Jacquemus, que para a Semana da Moda simulou bolsas gigantes desfilando pelas ruas de Paris. Veja:

Já no Brasil, as marcas estão começando a investir em peças FOOH e gerando uma série de debates. A Adidas, por exemplo, teve bastante sucesso com esse modelo de ativação, onde mostrou um tênis da marca pelos Arcos da Lapa no Bonde de Santa Teresa. A publicação somou mais de 70 mil curtidas gerando outras ativações FOOH. Veja:

Além disso, marcas como TRESemmé e Vivo também apostaram no modelo. Na ação da TRESemmé, junto de sua agência Out of Office, a marca mostrou um sérum reparador na fachada do prédio onde fica a empresa, em Pinheiros. “No geral, o público hoje está muito aberto e interessado em iniciativas atreladas a tecnologia, que geram curiosidade. Independentemente de ser física ou não, o público encara como um entretenimento”, diz Juliana Potiens, gerente de marketing da marca. Veja:

A agência Galeria utilizou a FOOH com dois clientes. Em uma ação para a Vivo, em parceria com a Samsung, a técnica foi utilizada para criar um smartphone dobrável e gigante na fachada do MASP, em São Paulo, e em um prédio no Rio de Janeiro. “O crescimento do OOH com o uso da tecnologia, seja com opções de DOOH (Digital Out of Home) ou FOOH (Fake Out of Home), é um movimento interessante e que mostra a evolução do segmento dentro da comunicação com o público”, comentou a diretora de marketing da Vivo, Marina Daineze.

A Natura também utilizou a técnica para simular um painel grande na divulgação do Kaiak O2, além da marca de cerveja Spaten, criando uma caneca gigante que desfilava pelas ruas do Brasil. Veja abaixo:

Entretanto, essa nova moda está gerando alguns debates entre os profissionais. Por serem muito realistas, algumas pessoas acabam se confundindo, gerando polêmicas. Dessa forma, as marcas precisam ter um diálogo com o consumidor para esclarecer que as imagens não são reais e sim geradas por CGI. 

E você? O que acha desse novo modelo de OOH?

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