A sessão acontece na sexta (1/11), às 19h, com entrada gratuita
Às vésperas da eleição presidencial norte-americana, o Cinema do IMS Paulista projeta um filme, de dois importantes artistas multimídia, que documenta o histórico do pleito a partir das campanhas midiáticas. Concebido por Antoni Muntadas e Marshall Reese, Political Advertisement 1952-2024 (Propaganda política 1952-2024) será exibido na próxima sexta-feira (1 de novembro), às 19h, com entrada gratuita.
A sessão será seguida de debate com a jornalista e cineasta Semayat Oliveira, coapresentadora do podcast Mano a Mano, e João Fernandes, diretor artístico do IMS. Esta é a primeira vez que o longa-metragem é exibido no Brasil.
O filme reúne registros em vídeo dos anúncios das campanhas presidenciais estadunidenses, de 1952 a 2024. O longa-metragem ilustra como as estratégias de publicidade mudaram desde os primórdios da televisão até as sofisticadas campanhas de mídia baseadas em projeções de medo, preconceito e estímulos emocionais.
Quando os artistas iniciaram o projeto, em 1984, encontrar anúncios políticos exigia uma pesquisa exaustiva em arquivos e, muitas vezes, envolvia o contato pessoal com as campanhas dos candidatos, realidade muito distinta da atual, em que é possível encontrar e baixar registros na Internet. Ao compilar esse material histórico, os artistas oferecem sua visão de como a política e os políticos são moldados e apresentados por meio da imagem em movimento, além de como as campanhas afetam o comportamento dos eleitores.
Em texto publicado na revista de Cinema de novembro, João Fernandes reflete sobre o projeto: “Nesta época de fake news, em que a internet e as redes sociais representam uma escalada da mentira política, este vídeo demonstra como tudo começou e continua. Propaganda política afirma-se como uma obra relevante no campo da midia art, originando uma crítica cultural pela documentação histórica, que faz os espectadores considerarem o papel da mídia na política e os seus efeitos na democracia.”
Sobre os artistas
Antoni Muntadas nasceu em Barcelona em 1942 e vive em Nova York desde 1971. Seu trabalho aborda questões sociais, políticas e de comunicação. Muntadas trabalha com diferentes mídias, como fotografia, vídeo, publicações e instalações. Em suas obras, articula a relação entre o espaço público e privado dentro de contextos sociais e comunicacionais específicos, problematizando o papel do artista e da arte na sociedade contemporânea.
Marshall Reese é um artista baseado no Brooklyn que trabalha com vídeo, redes de informação, hardware e software personalizados, edições e eventos temporários de arte pública. Desde meados dos anos 1980, tem trabalhado com Nora Ligorano, adotando a assinatura LigoranoReese. As suas obras são uma investigação permanente sobre o impacto da tecnologia na sociedade e a retórica da política e da cultura visual na mídia.
Serviço
Political Advertisement 1952-2024 (Propaganda política 1952-2024)
Antoni Muntadas e Marshall Reese | EUA | 2024, 96′, Arquivo digital
1 de novembro (sexta-feira), às 19h
Sessão seguida de debate com Semayat Oliveira e João Fernandes
Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes e limite de 1 senha por pessoa. Sujeito à lotação.
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424. São Paulo, SP.
Tel.: (11) 2842-9120
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.