Creativosbr

Fonte: pexels

Faça uma coisa de cada vez…

A melhoria das conexões digitais e a eficiência da transmissão de dados nos oferecem a vantagem de estarmos conectados 24 horas por dia. É comum ver pessoas no transporte público assistindo séries, consultando redes sociais e trocando mensagens de texto constantemente.

Confesso que, às vezes, me assusto ao ver pessoas falando ao telefone enquanto caminham para o trabalho, ou teclando enquanto andam pelas ruas. Recentemente, vi um homem segurar uma moça que quase atravessou a rua sem perceber que o sinal estava fechado, pois estava distraída digitando.

Me pergunto: por que temos tanta pressa? Qual é o motivo de tanta urgência?

Outro dia, presenciei uma jovem postando nas redes sociais durante uma sessão de cinema. Fiquei pensando: será que o filme era tão ruim que ela perdeu o interesse, ou será que queria comunicar ao mundo que estava no cinema? Essa necessidade de compartilhar tudo o que fazemos é um fenômeno moderno das redes sociais. Elas funcionam como espelhos e, muitas vezes, não nos damos conta disso.

Queremos ser vistos por nossos amigos e pela nossa rede, mas acabamos não percebendo que, na verdade, estamos postando para nós mesmos. Esse ritmo frenético nos impede de estar presentes no momento.

Eu rio desse conceito de multitarefa, pois conheço muitas pessoas que fazem várias coisas ao mesmo tempo, é verdade, mas sem qualidade. Tenho déficit de atenção (TDAH), e talvez por isso seja tão difícil para mim entender a ideia de multitarefa. Pesquisando, descobri que apenas 4,5% da população consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo de forma eficiente. E mesmo essas pessoas, segundo estudos, acabam tendo uma redução no desempenho.

Em alguns momentos, pode ser necessário, prático e objetivo fazer duas coisas ao mesmo tempo, mas quero te recomendar a experimentar fazer uma coisa de cada vez.

Durante um longo período da minha vida, eu tive uma rotina pesada: além do trabalho regular, dava aulas duas vezes por semana e fazia MBA em outros dois dias. Esse ritmo frenético me obrigou a otimizar o tempo ao máximo. Foi nesse período que aprendi a ser extremamente disciplinado e focado, mas também foi quando perdi a paciência para as coisas simples da vida.

Eu não conseguia ficar em uma festa por muito tempo, pois sempre achava que estava desperdiçando tempo. Deixei de ver a beleza dos momentos e de apreciar os pequenos detalhes da vida, preocupado apenas com a eficiência.

Quando faço uma coisa de cada vez, dou valor a essa coisa. Quantas vezes já ouvi alguém enquanto estava prestando atenção em outra coisa? Isso é algo que tento eliminar da minha vida, pois não há nada mais deselegante.

Portanto, na próxima vez que entrar numa reunião virtual, concentre-se no assunto e nas pessoas. Se sua rotina for muito puxada, negocie para que o tempo da reunião seja reduzido, ou que sua participação seja limitada. Desligar a câmera pode esconder que você está fazendo duas coisas ao mesmo tempo, mas me pergunto: isso realmente está ajudando sua carreira e sua capacidade de atenção?

Se você acompanha meus textos, já deve ter percebido que sempre incentivo a dar atenção às pessoas. Faço isso porque decidi investir nas pessoas, e gostaria de te convidar a fazer o mesmo.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *