Apresentador destacou que, em meio ao avanço da IA, a influência precisa voltar-se à comunidade, ao diálogo e à escuta
O RD Summit 2025 recebeu, nesta quarta-feira (5), primeiro dia do evento, a palestra “Influenciar com Propósito”, conduzida por Fábio Porchat. O apresentador, ator e roteirista abordou o papel da influência na era digital e defendeu que o impacto mais relevante não está apenas no alcance.
Porchat iniciou ressaltando a importância de olhar para as pessoas antes de olhar para números: “Precisamos olhar para a comunidade, se comunicar com o povo, gente falando com gente, lidando com gente para que vivamos mais”.
Ao tratar da relação entre público e criadores, reforçou que o vínculo emocional nasce da autenticidade: “Quanto mais as pessoas te conhecem, mais elas querem um pedacinho de você”. Porchat ainda ressaltou que influenciar com propósito também passa pela escuta ativa: “As pessoas querem ser ouvidas. Às vezes, a sua parte para ajudar o próximo é apenas ouvir”.
Porchat alertou ainda para a perda de humanidade no ambiente digital e para o impacto do uso excessivo de tecnologia. “A gente tá tanto no celular, na internet, que a gente esquece que precisamos do ser humano, precisamos de nós”.
O humor também ganhou espaço na conversa. Para o apresentador, o riso cumpre um papel social importante ao facilitar discussões sensíveis: “O riso tem muitas funções, inclusive superar e levar responsabilidade para diversos assuntos”.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.




