CreativosBR

Marianna Souza_APRO
Fonte: Divulgação

HomeBlogPublicidadeExportações audiovisuais publi...

Exportações audiovisuais publicitárias crescem 50% em 2023

Dados da Ancine e de levantamento interno da FilmBrazil – plataforma de internacionalização da APRO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – revelam que o setor exportou mais de USD 50 milhões em projetos

Nos últimos anos, as exportações da indústria audiovisual publicitária vinham se recuperando lentamente dos efeitos da pandemia. Porém, dados de Registro da ANCINE juntamente com um novo levantamento realizado com as empresas participantes da FilmBrazil – plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – revelam que o setor cresceu 50% em 2023 em comparação a 2022, superando inclusive o ano de 2018 – maior registro desde 2017.

Segundo as informações das instituições, o número de projetos orçados em 2023 foi de 1036, dos quais efetivamente 495 (47,7%) foram realizados e exportados, gerando assim um total de USD 51,1 milhões em 2023, o que representa um aumento de 50% em comparação ao ano anterior.

“Em 7 anos de mensuração de dados, o maior valor de exportação que tivemos foi em 2018 com USD 48,8 milhões. O ano passado representou um grande salto, ultrapassando os patamares pré-pandemia, algo que estávamos confiantes que aconteceria. E credito isso à retomada dos esforços de promoção comercial em parceria com a ApexBrasil, somado à taxa cambial favorável aos projetos internacionais e maturidade internacional das nossas produtoras. Fora isso, não podemos esquecer dos nossos talentos, temos hoje uma safra de Diretores com grande potencial. Agora, para 2024, nosso objetivo é dar continuidade a essas iniciativas para que continuemos a ter bons resultados. Inclusive, já começamos por aqui com a retomada do nosso Roadshow em Los Angeles. Esse que é um mercado extremamente estratégico para a nossa indústria, sendo o principal destino de exportação das produtoras associadas à FilmBrazil e os serviços de produção brasileiros, tanto que o levantamento de 2023 aponta que 21% de todo o volume exportado (de US$ 51,1 milhões) foi para os EUA. Além disso, já estamos visando o D&AD, em Londres, nosso 2° maior principal mercado-alvo, que respondeu por 10% do total exportado”, comenta Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.

Os dados também mostram que as cidades que mais produziram production service (serviço de produção) em 2023 foram São Paulo com 25%, e Rio de Janeiro com 16%. Já os países que mais importaram projetos brasileiros foram: EUA (21%), seguido do Reino Unido (10%). Na sequência, temos Argentina e Espanha (ambas com 6%).

SOBRE A FILMBRAZIL

A FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, nasceu em 2003. Seus principais objetivos são promover as produtoras e talentos brasileiros no exterior, fortalecer a imagem do país no mercado externo e proporcionar aos parceiros internacionais todo o suporte necessário para a produção de filmes publicitários no Brasil.

Para saber mais e participar do projeto, acesse https://filmbrazil.com/

SOBRE A APRO

A APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais atua em nome da indústria audiovisual brasileira há mais de 50 anos, centrando seus esforços no fortalecimento do segmento e na qualificação de suas empresas através do estabelecimento de padrões de ética e qualidade para o mercado. 

SOBRE A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket