Campanha tem o objetivo de trazer questionamentos sobre nossa relação com o tempo que nos acompanha e atravessa
Uma foto que simboliza o que é o Colletivo, estúdio brasileiro de design e comunicação, uma soma de vivências, ideias, ideais e aprendizados construídos de modo colaborativo ao longo do tempo. Com o objetivo de trazer questionamentos sobre como os anos passam e se acumulam, nos fogem e nos tornam quem somos, a campanha “Qual o coletivo de tempo?” celebra os vinte anos do escritório.
Ao retratar Cezar Couto, Onivaldo Roncatti, Lina Queiroz e Jonathan Celestino — pais e mãe — de Fabio, Marcelo, Vanessa e David, respectivamente, os quatro sócios-fundadores do estúdio de design, a imagem conecta o ontem e o hoje, às raízes e o legado. Não à toa, ela é também uma das peças centrais da campanha “Qual o coletivo de tempo?”.
De acordo com Vanessa Queiroz, sócia-fundadora do Colletivo, o objetivo da campanha é mais do que enumerar os episódios e ciclos já transcorridos. “Queremos justamente provocar esse tipo de reflexão sobre o tempo e a multiplicidade de sentidos e percepções que carrega, ele pode ser passagem, memória, coleção e mudança”, explica a executiva. Com isso, o estúdio olha para o próprio passado, já que quando nasceu, nem tudo era mato no design brasileiro, mas ainda havia poucas trilhas, e a maioria se confundia com os já bem definidos caminhos da publicidade e da arte. De lá para cá, o Colletivo desenvolveu soluções criativas e eficientes para clientes de todos os portes — desde marcas estabelecidas, como Nike, MTV, Ambev e Itaú, até startups.
“Ao mesmo tempo, seguimos de olho no futuro, trabalhando, como sempre, para aprimorar o mercado nacional, educando-o a respeito da potência do design. O estúdio tem feito isso por meio de seu método de trabalho, de sua atuação junto a entidades e organizações do segmento e das diversas palestras que ministramos, tanto para estudantes quanto profissionais da área“, complementa Vanessa.
Como celebração, o estúdio lança um novo site com o repertório de 20 anos de estrada e histórias e a campanha homenageando seus pais. Como parte da ação, novas palestras, vídeos, intervenções e eventos estão na agenda da campanha que está programada para se estender até o início do próximo ano. Além disso, o escritório inaugurou a sua nova marca, acompanhada do novo posicionamento e manifesto.
Sobre o Colletivo
Há 20 anos no mercado, o Colletivo está entre os principais estúdios de design e comunicação do país, sendo referência na integração entre pesquisa, estratégia, tecnologia e design junto a marcas brasileiras e internacionais, em projetos multifacetados. Evidenciando a brasilidade, a irreverência e a experimentação em seus trabalhos, a empresa conta com grandes nomes no portfólio, como Gold&Ko, Torra, AMBEV (Colorado. Original, Beats, Mikes), além de Nike, Pepsi, Netflix, Spotify, Nespresso e Itaú.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.