CreativosBR

HomeBlogEntrevistasEntrevista: Sérgio Valente

Entrevista: Sérgio Valente

CreativosBr – Pouca gente sabe, mas Sérgio Valente é formado em Engenharia Civil, não é isso? Conte um pouco aos leitores do Blog do Crespo como esse ‘cara’ foi parar no mundo da Propaganda. 
Sérgio Valente – Rapaz, essa história é realmente longa, mas vou tentar resumir. Eu nasci na Bahia e minha família não tinha muita grana. Não tem drama nisso, a questão é que a vida era difícil e eu queria mudar essa situação. E na Bahia daquele tempo, para se ganhar dinheiro, ou você se tornava médico, advogado ou engenheiro. Eu não queria ser médico, nem advogado e aproveitando que meu tio tinha uma construtora, resolvi fazer Engenharia. Chguei a construir um prédio – que ainda está de pé – mas, a verdade é que eu gostava mais de vender apartamentos do que de construí-los. Nessa época, eu já ganhava um dinheiro compondo música e tocando na noite. Um certo dia, resolvi que Engenharia não era a minha e aí recomecei a vida para ser publicitário. Eu estava decidido. Trabalhei duro, fiz carreira na Bahia, vim para São Paulo, recomecerei de novo e aqui estou eu.
 
CreativosBr –  Desde 2005, você ocupa o cargo de Presidente de uma das agências mais premiadas e importantes do Brasil. A DM9 foi e é uma agência importante na formação de grandes nomes do atual cenário da Propaganda e desejada por jovens profissionais. Neste ano, a agência atingiu a incrível marca de 100 leões conquistados em Cannes. Em sua opinião, o que tem a DM9 de diferente das demais agências?
Sérgio Valente – Acho que o que faz a DM9 diferente das demais é um mix de coisas. O nosso DNA, nosso jeito, nossa cultura. A DM9 tem personalidade, tem um jeito próprio de trabalhar que traz um pouco de inconformismo, de paixão pela propaganda, de sangue nos olhos. Então, a cultura da DM9 é um diferencial. E o outro sem dúvida, são as pessoas que constroem a DM9 dia após dia. É uma turma que gosta de trabalhar em turma e o nosso “turma” não tem um significado de um grupo fechado, mas sim de trabalho em equipe de gente que gosta de formar gente e que sabe que nenhum gênio é melhor do que um grupo de pessoas.
 
CreativosBr – Palestras com profissionais de atuações diferentes, home office e até feijoada. Em sua gestão à frente da DM9, são inúmeras ações em prol da valorização e reconhecimento do profissional que atua na agência. Num mercado tão “pesado” como é o nosso, em que se trabalha arduamente, em finais de semana e muitas vezes até tarde da noite, qual a importância de programas desse tipo na vida dos funcionários e até mesmo da agência?
Sérgio Valente – Bem, eu não acho que o nosso mercado seja “pesado”. Acho que é uma profissão escolhida por gente que gosta de trabalhar e que pensa o tempo todo de uma maneira diferente. Até porque não dá pra você ser criativo só das 9h às 18h. Quem trabalha com ideias, em que a oportunidade é o alimento para a criatividade, está ligado 24h por dia. Agora, isso não significa que você precisa trabalhar 24h por dia. Para conseguir aproveitar as oportunidades é preciso alimentar a alma, é preciso viver. É este alimento que procuro oferecer aos talentos da DM9. Vivo dizendo para as pessoas chegarem às 9h en ponto na DM9. Faço isso porque odeio ver gente trabalhando de noite, de madrugada e nos fins de semana. Quem não vai ao cinema, não se diverte, não dá risada, não vive, não consegue ser criativo.
 
CreativosBr – O Blog do Crespo possui um grande número de leitores que são estudantes de Publicidade e Propaganda ou ainda recém formados na área. Você é um profissional que possui um contato muito próximo com esse público, dando-lhes atenção, respondendo perguntas e até palestrando em Universidades. Porém, sabe-se de um “abismo” existente entre academia e mercado. Qual sua visão a respeito? O mercado não tem interesse em se aproximar das Universidades?
Sérgio Valente – Tem sim, e acho que a academia e o mercado estão cada vez mais próximos. Agora é preciso entender que a academia é a hora de construir uma base teórica, de estudar conceitos, de formar a base do profissional. E o mercado, é a hora de colocar a mão na massa, de trabalhar. Cada coisa tem seu tempo. São duas etapas importantes e necessárias. Agora, aqueles períodos de junção das duas etapas, quando a academia facilita o ingresso do estudante no mercado, e quando o mercado estimula o profissional a estudar, a se reciclar são também muito importantes. E isso acontece.
 
CreativosBr – A DM9 possui um programa de atendimento aos estudantes de Publicidade que queiram conhecer a agência? Como isso funciona?
Sérgio Valente – É o seguinte: sempre acreditamos que visitar a agência por visitar não leva a lugar nenhum. Então, estruturamos um programa de visita guiada. O estudante, e aí é preciso estar na faculdade para que haja realmente um aprendizado, manda um email para visitas@dm9ddb.com.br. Nosso pessoal entra em contato e agenda uma visita. Ao chegar na DM9, o grupo assiste uma apresentação que traz um pouco da nossa história, do nosso jeito de trabalhar, dos nossos trabalhos. Depois disso, os estudantes vão para o campo. Eles passam por toda a agência conhecendo cada departamento e aprendendo como é o fluxo de trabalho de uma área com a outra. Esse foi o jeito que encontramos, por exemplo, de aumentar a interface da nossa rotina com a academia. Por uma questão de aproveitamento de tempo e informações, as visitas acontecem 3 vezes por mês: nos dias 9, 19 e 29. Por isso, algumas vezes, há uma certa espera entre o primeiro contato e a visita. Mas, sempre atendemos todo mundo.
 
CreativosBr – Diploma na mão, um curso de inglês não concluído no exterior e sem experiência no mercado. Mais ou menos desta forma, milhares de novos profissionais recém formados chegam ao mercado todos os anos. Como esse jovem deve buscar a diferenciação e se enquadrar no perfil de profissional que busca uma grande agência de publicidade?
Sérgio Valente – Acho que é preciso mirar alto e começar pequeno. Cara, se você quer ser presidente da DM9, acredite, trabalhe, que um dia você será. O caminho é longo e desafiador, muita gente acaba desistindo ou mudando de rumo no meio do caminho e aí acho que o diferencial é a persistência de cada um.
 
CreativosBr – Em 25 anos de profissão são inúmeros trabalhos memoráveis de que fez parte, vários prêmios conquistados. Pergunto: o que falta mais ao Sérgio Valente dentro da Publicidade?
Sérgio Valente – Muita coisa. Se eu tivesse conquistado tudo que quero, eu estaria aposentado. E vou te falar que estou longe disso. Agora, o que falta ainda fazer, só conto depois que eu tiver feito…
 
CreativosBr –  Sérgio Valente está no Facebook e no Twitter. Participa de mais alguma outra rede social? Você é mesmo um aficionado por redes sociais? Aproveitando o tema, como você enxerga essas ferramentas como canais de contato de anunciantes com seus consumidores?
Sérgio Valente – Eu sou aficonado por tecnologia, por conhecimento, por comportamento. Curto muito estar nas redes. E se eu te falar que é só porque é importante para a minha profissão, eu estarei dizendo meia verdade. Eu gosto de me comunicar, de compartilhar, de estar perto das pessoas de quem gosto e que gostam de mim. A tecnologia permite isso. Acho o máximo usar o Skype para falar com minha filha, de trocar mensagens com estudantes pelo Facebook, de conhecer pessoas pelo Twitter. Fazendo tudo isso, também vou estudando as reações das pessoas, as utilidades das ferramentas e isso é matéria-prima para o meu trabalho. E isso me permite te responder sua outra pergunta: acho que quando as marcas conseguem usar as ferramentas dentro de suas características para se comunicar com a mensagem que faz sentido ao consumidor naquela plataforma, no momento do contato, a marca cria uma relação de confiança muito rica e uma experiência de marca que fará diferença para o consumidor.
 
CreativosBr – Sérgio, o Blog do Crespo agradece demais por ter concedido esta entrevista. Parabéns ao excelente trabalho que vem desenvolvendo à frente da DM9!
Sérgio Valente – Obrigado. O prazer foi meu. Ah, aproveita e anota: @sergio_valente.
 
Entrevista concedida ao Blog do Crespo no dia 13 de Novembro de 2012. Todos os direitos reservados ao Blog do Crespo.
 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket