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Entrevista: Marcelo Passos

CreativosBr – É notório que o profissional de atendimento vem ganhando cada vez mais relevância no contexto da publicidade. O Grupo de Atendimento surge a partir desta ideia?


Marcelo Passos – O GA surgiu do paradoxo de que, ao olhar para as grandes lideranças do mercado de agências de
publicidade, seus presidentes e dirigentes, e as novas lideranças nas mesmas agências, observa-se que sempre há um profissional neste comando que veio do departamento de atendimento, o que demonstra a força da área. Em contrapartida,
essas mesmas lideranças, quando precisam contratar novos atendimentos para suas equipes, encontram enorme dificuldade para identificar profissionais devidamente preparados, treinados e prontos para comandar grupos de contas e, por fim, ajudar a própria agência no negócio dela. O atendimento era a única área da publicidade que não tinha uma entidade que a representasse, pois há o Clube de Criação, para os criativos; o Grupo de Planejamento, para os planejadores; e o Grupo de Mídia, para os profissionais de mídia.
CreativosBr – No lançamento do Grupo de Atendimento muito foi dito sobre a importância de se ter foco na
formação e aprimoramento dos profissionais. Em sua opinião, o que falta ao profissional de atendimento atual?

Marcelo Passos – O GA chega empunhando a bandeira de promover a capacitação profissional, por meio de
cursos e treinamentos, a fim de preparar melhor aqueles que se posicionam como líderes de negócios dentro de suas agências e também junto a seus clientes. São gestores que entendem de maneira completa quais são as necessidades de comunicação
de seus parceiros anunciantes. Com isso, consegue encaminhá-las de forma que todos ganham: suas próprias agências e as empresas para as quais elas atuam. E fazer um anunciante feliz com os resultados de seus investimentos em marketing é o principal combustível que move a indústria da comunicação. Para começar a colaborar efetivamente para a formação profissional, por meio de cursos de especialização e palestras de conteúdo relevante à atividade, o Grupo de Atendimento lançará dois cursos, um em cada semestre deste ano, criados com a meta de promover o aprimoramento da qualificação em negócios desses profissionais. Cada curso terá duração de três meses. A primeira iniciativa do Grupo de Atendimento será a realização de cursos com início previsto para abril. Os programas de capacitação acontecerão nas dependências da FAAP. Cada módulo do curso será apresentado em três horas, sendo cada hora com um profissional diferente: um convidado de outra área, como o Major Miranda, que foi responsável pela negociação durante o sequestro do apresentador Silvio Santos, em 2001; um grande nome da área de atendimento, que colocará vínculos práticos do dia a dia da profissão; e, por fim, uma aula prática, com
exercícios em grupo. Os temas das aulas serão negociação, administração de crise, gestão de pessoas, liderança e técnicas de apresentação e venda.
CreativosBr – Em sua última coluna na Revista Meio e Mensagem, a jornalista Regina Augusto fala da
dificuldade de se encontrar jovens talentos que queiram atuar no Atendimento, uma vez que hoje, o leque de possibilidades é muito maior dentro do mercado. Você concorda com essa afirmação? Qual sua opinião sobre o assunto?

Marcelo Passos – Há muita gente querendo atuar na área de atendimento, mas há a necessidade de se estimular a
permanência dos profissionais nessa atividade, pois a dificuldade de evoluir na profissão é maior, já que, até o momento, tudo o que o profissional de atendimento aprendeu foi na prática de sua atividade profissional. O GA surge para ser um polo de apoio à atividade de atendimento, um centro de aprimoramento profissional aos que escolheram essa área de atuação nas agências, um incentivador às ideias e ao conhecimento. Acho que, bem estimuladas e apoiadas, quem entra para o atendimento não vai se sentir tão às cegas, ou seja, poderá contar com o apoio ao seu desenvolvimento profissional além daquele aprendizado em seu dia a dia de trabalho. A história do atendimento está começando a mudar, para melhor, com o surgimento do GA.
 
CreativosBr – Existe uma previsão de quando serão ministrados os primeiros cursos do Grupo de Atendimento? Estudantes universitários de Publicidade e Propaganda, ainda em formação, poderão se inscrever nesses cursos, como ocorre no Grupo de Mídia, por exemplo?

Marcelo Passos – Os cursos são direcionados a todos os profissionais do mercado publicitário, inclusive
aqueles que ainda estão em formação. Para 2013, temos a previsão de duas
turmas, uma a cada semestre. Com duas aulas semanais, ministradas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), os
cursos têm duração média de três meses cada.
CreativosBr – Como você enxerga o ensino da disciplina “Atendimento Publicitário” dentro dos cursos de
graduação? O Grupo de Atendimento pretende atuar nesse sentido junto às faculdades?

Marcelo Passos – Seria um grande passo para as faculdades de publicidade. É importante que tanto estudantes, quanto
educadores, entendam a necessidade deste profissional. É preciso reformular uma imagem equivocada que existe de que o profissional de atendimento publicitário é uma espécie de “faz-tudo”. O Grupo de Atendimento irá atuar em parceria com as
faculdades para que haja melhorias na área.
 
CreativosBr – De que forma, os interessados em fazer parte ou participar de eventos promovidos pelo Grupo de Atendimento podem contatá-los?
Marcelo Passos – Primeiramente precisarão se associar ao Grupo de Atendimento. Os eventos, cursos e demais atividades do GA terão como prioridades a participação de seus sócios. Depois, se houver vagas para não sócios, nos as abriremos, mas com custos bem diferentes (mais altos) do que aqueles praticados aos associados.
 
CreativosBr – O Blog do Crespo agradece demais a entrevista concedida, desejando os parabéns pela conquista e principalmente muito boa sorte ao Grupo de Atendimento, que em muito engrandece o nosso
mercado. Obrigado.

Marcelo Passos – O Grupo de Atendimento agradece pela oportunidade de poder mostrar a que veio, poder contar com a força do Blog do Crespo para difundir seus princípios de atuação, seu trabalho visando o aprimoramento do profissional de atendimento e de toda a atividade publicitária.

 
 

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