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Entenda as categorias da premiação do Cannes Lions

Com a data do Cannes Lions cada vez mais próxima, a ansiedade no mundo da publicidade atinge seu ápice. Os profissionais aguardam com expectativa para experienciarem mais uma edição do maior festival de publicidade do mundo.

Para te deixar mais alinhado de como a premiação funciona, separamos todas as categorias para explicar os critérios de avaliação de cada uma.

Neste ano, o Festival conta com 30 categorias que estão divididas em 8 tracks, além da Titanium. Confira abaixo:

CLASSIC TRACK

Principais critérios: ideia, execução e impacto.
Foca na grande ideia criativa. Onde o trabalho ganha vida através dos fundamentos da imagem, som e narrativas. Confira as categorias:

Audio & Radio
Premia a criatividade ligada ao som, em trabalhos que comuniquem a mensagem da marca por meio da excelência de áudio ou inovação sonora.

Film
Reconhece a criatividade da imagem em movimento. Com narrativas criadas para uma tela, tanto de TV, como experiências online ou out-of-home.

Outdoor
Reconhece a criatividade out-of-home.
Deve demonstrar ideias com trabalhos que utilizem espaços públicos para comunicar uma mensagem ou engajar pessoas.

Print & Publishing
Premia a criatividade em circulação, ou seja, ideias que saltam da página e demonstram excelência na execução de peças impressas, como livros, revistas, capas e publicações digitais.

CRAFT TRACK

Foca na arte, técnica e no talento para entregar ideias bem executadas e dar vida à ideia criativa. Confira as categorias:

Design
Principais critérios: 40% de ideia, 40% de execução e 20% de resultados.
Reconhece o artesanato visual e demonstra como o design é utilizado para definir uma marca, comunicar suas mensagens principais ou criar uma identidade visual única.

Digital Craft
Principais critérios: execução e experiência.
Celebra a arte tecnológica com trabalhos que alcancem uma forma e função excepcional em um contexto digital. Além de oferecer uma excelente experiência de usuário.

Film Craft
Principal critério: execução.
Premia a arte na tela. O trabalho deve demonstrar uma produção cinematográfica excepcional e habilidade técnica na produção e pós produção.

Industry Craft
Principal critério: execução.
Premia a criatividade artística, o talento e a habilidade necessária para entregar uma solução bem executada e que dê vida à ideia criativa. Além de precisar demonstrar os mais altos níveis de conhecimento e visão ao aplicar técnicas criativas.

ENGAGEMENT

Celebra a criatividade perspicaz capaz de cativar o público, criando interações e experiências imersivas que envolvam os consumidores, além de causar impacto cultural. Confira as categorias:

Creative B2B
Principais critérios: 20% de ideia criativa, 30% de estratégia, 20% de execução e 30% de resultados.
Premia a criatividade e eficácia no trabalho para produtos e serviços adquiridos por profissionais em nome das empresas.

Creative Data
Principais critérios: 30% de estratégia, 30% de uso de dados, 20% de ideia e 20% de impacto e resultados.
O trabalho deve demonstrar como foi aprimorado pelo uso criativo, interpretação, análise ou aplicação de dados. O uso criativo dos dados deve estar no centro da ideia.

Direct
Principais critérios: 30% de ideia, 20% de estratégia, 20% de execução e 30% de impacto e resultados.
Premia a criatividade direcionada e orientada para respostas, ou seja, deve demonstrar como os insights e/ou dados foram utilizados na construção de relacionamentos que influenciem o comportamento do consumidor, devido a uma chamada à ação ou outro mecanismo que produza uma resposta mensurável.

Media
Principais critérios: 30% de insight e ideia, 30% de estratégia e segmentação de mídia, 20% de execução de mídia e 20% de impacto e resultados.
Celebra o contexto da criatividade na implementação de ideias inovadoras, aprimorando o trabalho como uma estratégia que leve os consumidores a novas jornadas e descubra novas experiências.

PR
Principais critérios: 20% de ideia, 30% de estratégia, 20% de execução e 30% de impacto e resultados.
Celebra a comunicação estratégica e criativa. Premia o uso criativo da reputação em trabalhos que constroem uma confiança tangível ou promovam uma compreensão maior entre marcas/organizações e seus públicos.

Social & Influencer
Principais critérios: 30% de ideia, 20% de estratégia, 20% de execução e 30% de resultados.
Tem foco no pensamento social criativo e soluções estratégicas de marketing para influenciadores. Premia estratégias de mídia social ou de marketing de influência que atinjam altos índices de engajamento, alcance e uso criativo das redes sociais.

ENTERTAINMENT

Principais critérios: 20% de estratégia e visão, 30% de ideia criativa, 30% de artesanato e execução e 20% de resultados.
Foca na criatividade que vai além das comunicações de marca e cria ações de entretenimento que envolvam o público e reverberam na cena cultural. Confira as categorias:

Lions
Reconhece a criatividade que transforma conteúdo de marca em cultura com trabalhos que comunicam uma mensagem da marca ou se conectem com o público de uma forma inovadora.

Lions for Gaming
Premia o trabalho criativo que conecta pessoas e marcas por meio de jogos eletrônicos.

Lions for Music
Reconhece as colaborações musicais criativas, tanto em produções originais como na promoção ou distribuição de música para as marcas.

Lions for Sport
Celebra a criatividade que se insere na cultura dos fãs e aumenta o poder do esporte de conectar pessoas e marcas.

EXPERIENCE

Celebra a capacidade das marcas de criar jornadas de consumo inteligentes e imersivas, cativando a audiência em todos os pontos de contato. Confira as categorias:

Brand Experience & Activation
Principais critérios: 20% de ideia, 20% de estratégia, 30% de execução e 30% de resultados.
Reconhece ações de construção de marca criativas e abrangentes graças ao uso excepcional de design de experiência, ativação, imersão e engajamento 360°.

Creative Business Transformation
Principais critérios: 30% de estratégia e processo, 35% de experiência e implementação, 35% de resultados e impacto nos negócios.
Foca na criatividade que impulsiona e transforma empresas e ressignifica a relação entre marcas e pessoas. Além disso, reconhece a engenhosidade que leva à criação de novos produtos/serviços em empresas de todos os tamanhos.

Creative Commerce
Principais critérios: 30% de ideia, 20% de estratégia, 20% de execução e 30% de resultados.
Premia a abordagem inovadora e criativa do comércio online e offline, como soluções de pagamento e atividades transacionais.

Luxury & Lifestyle
Principais critérios: 20% de ideia criativa, 20% de estratégia, 30% de execução e 30% de resultados.
Reconhece a comunicação voltada para bens e experiências de luxo com trabalhos que dão vida a um estilo de vida ambicioso e impulsionam negócios das marcas do setor.

Innovation
Premia a criatividade tecnológica que, de forma revolucionária, traz soluções sob medida para necessidades do consumidor ou de um produto, serviço ou mensagem de marca.

GOOD

Foca na capacidade de ir além da proposta da marca ao usar a comunicação criativa para provocar mudanças e impactar positivamente no mundo. Confira as categorias:

Glass: The Lion for Change
Celebra a criatividade que muda a cultura.
Foca em ideias cujo o objetivo é provocar mudanças em contextos de desigualdade e preconceito.

Sustainable Development Goals
Principais critérios: 20% de ideia, 20% de estratégia, 20% de execução, 40% de impacto e resultados.
Foca em iniciativas e soluções criativas que contribuem ou avançam a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável.

HEALTH

Celebra a comunicação de marca inovadora em um setor fortemente regulado com uma capacidade única de transformar vidas. Confira as categorias:

Health & Wellness
Premia a criatividade para o bem-estar pessoal, abordagens inspiradoras para a saúde e trabalhos educativos que facilitem os cuidados pessoais.

Pharma
Foca na comunicação criativa que informa e envolve os profissionais da área da saúde e trabalhos que trazem a ciência e a inovação à vida humana.

STRATEGY

Foca na eficácia comercial, planejamento estratégico e aplicação criativa de soluções para impulsionar crescimento e mensurar resultados. Confira as categorias:

Creative Effectiveness
Principais critérios: 25% de ideia, 25% de estratégia, 50% de impacto e resultados.
O trabalho deve demonstrar como uma estratégia eficaz enraizada na criatividade atendeu aos objetivos de negócios escolhidos, gerando resultados positivos e impulsionando um impacto comercial sustentável.

Creative Strategy
Principais critérios: 30% de interpretação do desafio do negócio/marca, 30% de insight/pensamento inovador, 20% de ideia criativa e 20% de resultados.
Reconhece o planejamento estratégico que pode redefinir uma marca, reinventar um negócio e influenciar hábitos ou a cultura de forma mais ampla.

TITANIUM

Reconhece o trabalho provocativo e inspirador que rompe fronteiras e inspira inveja. Capaz de indicar caminhos inéditos para a indústria e a faça avançar. Confira a categoria:

Titanium Lions
Celebra a criatividade revolucionária.
O trabalho deve abrir novos caminhos na comunicação de marca e ultrapassar barreiras, apontando uma nova direção para a indústria e a faça avançar.

Explorando as categorias do Festival, fica evidente que a criatividade e inovação se destacam e impulsionam os limites do que é possível no mercado publicitário. Além disso, premiação impulsiona cada vez mais os profissionais a buscarem a excelência e originalidade em seus trabalhos.

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