Iniciativa que transforma pontos de ônibus em abrigos acolhedores e humanizados ganhará mais nove unidades no Centro-Oeste do país
A Eletromidia, líder em mídia out-of-home (OOH) no Brasil, e a operadora Claro anunciam a expansão do projeto Abrigo Amigo em Cuiabá, em parceria com a Prefeitura da cidade. Com a entrada da Claro na iniciativa, a capital mato-grossense, que já possuía uma unidade do projeto na região, ganhará mais nove pontos, totalizando 10 unidades em diferentes localidades, até o fim de 2025.
As outras nove unidades entrarão em operação nas próximas semanas, de forma gradual e conforme as condições do tempo. Já a escolha dos endereços segue critérios técnicos e é realizada em conjunto com a Prefeitura. Os abrigos receberão atualização tecnológica para se transformarem em Abrigo Amigo, com novos sistemas que ampliam a conectividade e a eficiência operacional.
“Para nós, da Claro, é um orgulho colocar nossa infraestrutura a serviço de um projeto que une tecnologia e cuidado com as pessoas. Essa parceria representa muito mais do que conectar abrigos; é sobre usar nossa rede para criar experiências urbanas mais humanas, inclusivas e seguras. Cada chamada de vídeo feita em um Abrigo Amigo é sustentada por uma rede de fibra e 5G de alta performance, garantindo que ninguém fique desamparado em momentos de vulnerabilidade“, afirmou Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.
O projeto funciona diariamente das 19h às 4h da manhã (horário do Amazonas) e oferece atendimento remoto especializado para quem aguarda o transporte público à noite. As atendentes – todas mulheres – são treinadas para manter contato por vídeo, oferecer suporte e acompanhar a espera, ajudando a tornar o momento mais tranquilo e menos solitário.
Cada unidade é equipada com câmeras de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes, conectados à central de monitoramento. Além disso, o Abrigo Amigo foi pensado para garantir acessibilidade universal: o botão de acionamento tem placa em braille e está posicionado a 1,20 metro de altura, adequado para cadeirantes, crianças e pessoas com deficiência. O atendimento remoto dispõe de comunicação em Libras, e está em andamento a implementação de legendas durante as chamadas.
Segundo José Carlos Angelucci Jr., CRO da Eletromidia, a expansão do projeto em Cuiabá dá continuidade ao compromisso da empresa em ser um vetor de transformação urbana para o benefício da população. “Estamos muito orgulhosos em entregar os primeiros ‘Abrigos Amigos’ do Centro-Oeste do Brasil. Esse projeto representa um marco significativo na nossa trajetória, reforçando o compromisso de irmos além da mídia OOH tradicional. Com essa nova etapa em Cuiabá, uma cidade-chave com grande potencial de desenvolvimento e visibilidade, buscamos não apenas oferecer um serviço de utilidade pública de qualidade, mas também integrar-nos de forma mais profunda ao cotidiano da população.“
Presente em Cuiabá desde abril deste ano, a Eletromidia vem marcando um capítulo importante na modernização urbana e no mercado publicitário da capital mato-grossense. Seus ativos na cidade compõem um inventário de 40 relógios de rua, 55 MUPIs (mobiliário urbano de propaganda e informação), 45 abrigos de ônibus, além dos dez Abrigos Amigos previstos. Esse movimento requalificou o centro histórico e consolidou um alcance de 78% da população local. Desse modo, as marcas estão mais conectadas à força econômica do agronegócio na região e têm transformado a experiência cotidiana da cidade, unindo tecnologia, segurança e inovação para impactar quase meio milhão de pessoas semanalmente.
Reconhecimento, impacto positivo e expansão nacional
O Abrigo Amigo é uma parceria público-privada (PPP) que transforma pontos de ônibus em espaços de apoio e acolhimento, mostrando como a mídia OOH pode ser agente de transformação positiva no espaço urbano. Seu principal objetivo é proporcionar maior segurança e bem-estar aos usuários do transporte público noturno, com foco especial na proteção das mulheres.
Todos os dias, entre 19h e 4h, a pessoa que se sentir em situação de vulnerabilidade ou simplesmente desejar companhia à espera do ônibus pode acionar um botão no painel digital para iniciar uma chamada de vídeo com uma central de monitoramento dedicada. Não é necessário se identificar – o anonimato protege o usuário e garante um ambiente seguro e livre de constrangimentos. O atendimento é conduzido por uma equipe formada por 30 mulheres, que passam por treinamentos com assistentes sociais e especialistas em violência contra a mulher, garantindo acolhimento qualificado e preparado para lidar com diferentes situações.
Criado em parceria com a agência AlmapBBDO, o projeto tem demonstrado um impacto significativo no bem-estar dos usuários do transporte público noturno. Desde seu lançamento em agosto de 2023, já foram registradas mais de 30 mil chamadas de companhia remota e 852 ocorrências documentadas nas suas operações nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS) e Sorocaba (SP).
Em setembro de 2025, com a Claro assumindo o papel de patrocinadora exclusiva, o projeto superou o triplo de tamanho, passando de 82 para 298 abrigos, com meta de alcançar 635 unidades ativas até o início de 2027. Além de Cuiabá (SP), a expansão está prevista para Fortaleza (CE) e Salvador (BA). A participação da Claro foi decisiva para oferecer conectividade, suporte técnico e monitoramento contínuo da rede, garantindo a estabilidade das chamadas de vídeo que conectam os usuários à central de atendimento.
O Abrigo Amigo soma-se a outras iniciativas sociais apoiadas pela Claro, como o projeto “Mulher + Tech – conexão para novos começos”, em parceria com a ONU Mulheres, que capacitará 1.300 mulheres em situação de vulnerabilidade em 10 capitais brasileiras.
De acordo com estudo da Consultoria Legislativa do Senado (2024), 97% das mulheres brasileiras têm medo de sofrer violência durante deslocamentos, incluindo o transporte público. O levantamento aponta ainda que uma mulher sofre assédio a cada 1,5 segundo no país, reforçando a relevância de iniciativas como o Abrigo Amigo.
Sobre a Claro
A Claro é o maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da marca Claro empresas, lidera também o segmento de serviços empresariais, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. E, segundo medições realizadas pelo Speedtest, a Claro tem a internet mais rápida do Brasil no 5G e no Wi-Fi. A rede 5G da Claro é a mais veloz do Brasil e oferece a melhor latência, a melhor experiência 5G em games e a melhor experiência de streaming de vídeos na rede 5G do Brasil. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.
Sobre a Eletromidia
A Eletromidia alcança mensalmente cerca de 60 milhões de pessoas através de mais de 90 mil pontos de contato, dos quais 70 mil são ativos digitais – o maior inventário digital do país. Levamos conteúdo, serviços e experiências com o propósito de gerar impacto positivo na sociedade por meio da transformação das cidades. Somos a única companhia do setor com atuação em seis verticais do out-of-home – ruas, edifícios, shoppings, aeroportos, transportes e, mais recentemente, graças à parceria com a Azul Linhas Aéreas, mídia de bordo – presente nos 11 maiores mercados do Brasil. Somos uma empresa do Grupo Globo, ampliando nossa capacidade de inovar e transformar o ecossistema publicitário.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.




