”Marketing é a história que o produto conta e as histórias que se contam a partir dele”, Eduardo Tracanella.
A palestra de Eduardo Tracanella, CMO do Itaú Unibanco, no RD Summit 2024 mostrou um pouco sobre a evolução da marca centenária do Itaú e sua capacidade de se manter relevante e alinhada às transformações do mercado e às necessidades dos clientes.
Tracanella abordou o processo de rebranding pelo qual o Itaú passou, destacando como a marca soube se adaptar às mudanças culturais e digitais, mantendo, ao mesmo tempo, sua essência e propósito. Com essa transformação, o objetivo do banco é reafirmar seu compromisso com a inovação e a proximidade com o público.
Para o profissional, a tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas sem o toque humano perde sua essência: “A criatividade do lado humano é o que faz a diferença. A Inteligência Artificial é o que iremos fazer dela. Pelo menos por enquanto, ela não é nada sem um prompt e quem escreve o prompt é a gente. Eu acredito muito nisso como pessoa, como ser humano”, destacou.
O executivo também compartilhou insights sobre o papel das mídias sociais e plataformas de conteúdo no fortalecimento da relação entre as marcas e o público: “Nós somos todos contadores de história, consciente ou inconscientemente. Por exemplo, tudo o que fazemos ou não nas mídias sociais, mesmo que não seja intencionalmente, tem a ver com a gente. Estar ou não em uma mídia social, também fala sobre a gente. Portanto, contamos história o tempo inteiro, o que muda é o jeito e a forma de fazer isso.”
Além disso, segundo o profissional, o desafio para o marketing é fazer com que as pessoas possam contar boas histórias com as marcas contidas nelas. Um dos desafios do Itaú é proporcionar experiências e momentos que criem boas histórias para quem interage com a marca, seja no ambiente digital ou presencial, ou seja, pessoas que frequentam as agências e que usam o super app do banco.
Outro ponto relevante da palestra foi a importância do rebranding do Itaú, que buscou resgatar a história e as raízes do banco. Em tupi-guarani, “Itaú” significa pedra preta, uma inspiração para o novo logo que reflete a solidez e a longevidade da marca. A campanha recente com Fernanda Montenegro e Fernando Torres é um exemplo de como a marca reforça essa ideia de valorização do tempo e sua relevância para diferentes gerações – além, claro, da campanha de 100 anos com Madonna.
Eduardo também comentou que, para as empresas se manterem genuínas, é essencial que a transformação interna acompanhe a mudança da marca. Afinal, as empresas podem se transformar sem mudar sua marca mas mudar sua marca sem se transformar é, segundo ele, “o maior erro que se pode cometer”.
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