O céu de um é o inferno do outro, já dizia um sábio que acabei de inventar. Ou não, talvez essa frase já até exista e está no meu subconsciente. Mas a verdade é que nem tudo o que é perfeito para a vida de um é flor na vida do outro. E é simples: tudo questão de ponto de vista.
Em um ringue de boxe, um lutador franzino, baixinho, se prepara para enfrentar um gigante, campeão e extremamente forte. No ponto de vista dele, a luta da sua vida, um desafio absurdo, um medo que faz tremer as pernas. Já no outro corner (iiiit`s timmmmme), o outro lutador, gigante, enxerga um sujeito fraco, pequeno, medroso. Para ele, somente mais uma luta. Mas tudo é questão de ponto de vista. Ambos são profissionais, se prepararam para aquilo e, seguindo as mesmas regras, têm as mesmas chances de vencer. Ou não. Esse é apenas o meu ponto de vista.
Em um livro chamado Tudo é Óbvio, o qual eu já citei algumas vezes por aqui, há um relato de um país europeu que sofria com a falta de engajamento na doação de órgãos. As pessoas não modificavam seus documentos para se tornarem doadoras. O que o governo fez? Inverteu as regras. A partir de então, todos os cidadãos que nasciam já seriam doadores, e – se quisessem deixar de ser – aí sim precisavam mudar seus documentos. Mais uma vez: questão de ponto de vista.
Na publicidade também é assim. Lembro que em uma aula da faculdade, o professor dividiu a sala em dois grupos: aqueles que eram a favor do Zeca Pagodinho ter entrado em litígio com a Nova Schin e ter voltado para a Brahma; e aqueles que eram contra a atitude dele. Depois de todos argumentarem suas opiniões, ele simplesmente trocou todos de lado e pediu que a partir dali todos defendessem o ponto de vista contrário.
E saiba você que tudo na vida só faz sentido devido aos diferentes pontos de vista. Até porque ninguém traz consigo a mesma bagagem, os mesmos conceitos, as mesmas histórias. Nenhum corpo ocupa o mesmo espaço; toda rampa que sobe, desce. A meia-noite de um é o meio-dia de outro; e por aí vai.
Dica? Experimente ler um livro de um autor que tem ideias diferentes das suas. Busque entender o que se passa na cabeça dele; quais os motivos que o levam a defender seus ideais.
A vida só tem sentido se enxergamos de pontos diferentes.
Mas você pode discordar.
É questão de ponto de vista.