Na próxima Segunda-Feira, dia 12, deverá ser apresentado pela Globo, o Projeto Futebol 2012.
Caracterizado como o produto mais valorizado na TV aberta do país, o Futebol "global" desta vez desperta ainda mais a atenção do mercado publicitário.
Muita expectativa foi criada por conta do modelo de negociação da emissora com os clubes nesse ano de 2011 e a proximidade com a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
Os atuais patrocinadores do Projeto Futebol são: Ambev, Casas Bahia, Coca-Cola, Itaú, Vivo e Volkswagen. Cada um desses desembolsou algo em torno de R$ 134 milhões por uma cota no ano de 2011.
Andei conversando com algumas pessoas nessas últimas semanas e poucos acreditam que o aumento fique em mais de 50% em relação ao ano anterior.
Eu também não acho que a Globo vá repassar o alto investimento que teve para seus patrocinadores. Pelo menos assim, tão prontamente.
Creio que o Projeto fique na casa dos 175 milhões de reais e não vejo possibilidade de abertura de cota ao mercado, uma vez que muito possivelmente, os atuais patrocinadores deverão renovar seus contratos com a emissora.
Ao meu ver, o melhor do Futebol "global", nem é tanto a marca no contexto futebol da Globo, mas sim, a entrega de mídia na vasta programação da emissora, principalmente às Sextas-Feiras.
Porém, acredito que chegará uma hora em que adquirir uma cota de patrocínio dessas, se tornará inviável. Creio que se esse valor ultrapassar a casa dos 200 milhões nos próximos anos, o cenário poderá sim, começar a sofrer alterações.
Agora é esperar pra ver. Meu palpite é o que mencionei linhas acima: algo em torno dos R$ 175 milhões.
Bom Sábado a todos.