Todos os professores de Publicidade e alguns de seus colegas de profissão têm uma lista de filmes que todo publicitário deveria assistir, não é mesmo?
Mas, sabia que têm alguns documentários que vão fazer a diferença no dia a dia de quem trabalha na área?
Documentários são excelentes formas de aprender sobre os mais diversos assuntos essenciais para todo profissional que se preze.
Confira três produções imperdíveis que separamos a seguir.
Explicando – A Mente
Na faculdade já fica claro a importância para um publicitário conhecer a fundo a mente humana, especialmente do consumidor, tamanha a quantidade de aulas que temos sobre psicologia.
Aprender sobre medos, inseguranças, desejos, necessidades e sonhos é fundamental para quem quer dominar a arte da persuasão.
Em episódios curtos, é possível começar a entender essas e muitas outras facetas do comportamento humano e como podemos aplicar esse conhecimento à nossa profissão.
Fyre Festival
Este documentário conta a história de um dos maiores golpes do segmento do entretenimento e mostra o quanto é possível trabalhar com persuasão até para vender algo que não existe – ou não entrega o prometido.
O ponto aqui não é exaltar um crime, mas mostrar que conhecer aquilo que motiva um ser humano é fundamental para convencê-lo a fazer algo, mesmo sem a garantia de qualidade, ou mesmo se o festival seria tudo aquilo que era anunciado.
O que se vê aqui é uma quantidade enorme de pessoas que, motivadas por um desejo de exclusividade, pagaram uma pequena fortuna para passar fome, desconforto e raiva por algo que não existia.
Sem dúvida, um belo case de marketing bem feito, infelizmente por razões condenáveis.
O Dilema das redes
O polêmico documentário, que foi assunto nas rodas de conversas por meses, colocou a pulga atrás da orelha de muitos profissionais de Propaganda e de Marketing.
Simplesmente porque expõe detalhes polêmicos e pesados dos bastidores das plataformas digitais em geral. E o pior: ditos por quem trabalha lá dentro, em empresas como Google e Meta.
Porém, mais do que se preocupar com o digital, quem assiste deve tratar as informações apresentadas de forma crítica, assimilando e arquitetando melhores formas e práticas de uso das plataformas para seus clientes.
E aí? Conhece mais algum documentário bacana, que mostra alguma coisa importante para quem trabalha ou está começando na Publicidade?
Continue aqui com a gente. Têm muito mais conteúdos cheios de insights para você.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.