Fonte: Unsplash

HomeBlogOpiniãoDo office para o home

Do office para o home

Ah, o home office! O tão sonhado e desejado modelo de trabalho remoto foi conquistado pelos trabalhadores, enfim, com o início da pandemia. Não que já não existisse o modelo; muitas empresas já haviam aderido ao sistema antes mesmo do momento trágico que estamos vivendo, mas o assunto começou a ser fortemente abordado e, inclusive, falado em empresas que sequer imaginariam um dia trabalhar remotamente.

Fato é que, do office para o home, muitas coisas mudam. O tête-à-tête se perde, e com a falta do contato humano, as relações se tornam mais frias e, também, mais superficiais. Há quem defenda que não, que a praticidade toma conta em um nível tão grande que a comunicação flui melhor; mas o que ninguém provavelmente deve discordar é que o processo se torna mais lento, e que a existência de um processo no trabalho se torna obrigatória.

O home office traz muitos benefícios, sim, como o dinamismo, a praticidade, o conforto, o corpo e a mente mais descansados por melhores rendimentos de quem não perdeu tempo e nem se estressou com o trânsito na ida e na volta para o trabalho. Ao lado dos seus familiares, e de qualquer lugar do mundo, o home office permite que você tenha uma vida com mais qualidade, e que você tenha acesso a qualquer pessoa o tempo todo.

Mas saiba que é necessário saber fazer o home office. Ele não é para qualquer um! A liberdade não pode ser confundida a ponto de se desvirtuar e se desconcentrar e, mesmo com o aumento da produtividade, ter uma perda na qualidade desse trabalho. Ainda quem em home, é trabalho!

Por conta disso, ou talvez até por uma questão de transição apenas (espero que não), surgiu o sistema híbrido de trabalho, em que os funcionários se dividem em dias em home, e em dias em office. Neste caso, unem-se os benefícios do tête-à-tête e do contato humano, assim como o controle da gestão perante os jobs do dia a dia, aos benefícios do conforto, da mobilidade e da qualidade de vida do home office.

Dessa forma, as empresas ganham no controle e na gestão; enquanto os funcionários ganham na qualidade de vida. O resultado? Produtividade e satisfação mútua.

E você? Gosta do home office? Já atua nesse sistema? Ou prefere o sistema híbrido assim como eu?

Gostou do conteúdo? Acesse nosso portal e veja mais.

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.