A fadiga de decisão é conhecida por muitos apenas como aquele cansaço mental que chega depois de um dia cheio. É caracterizada por um sentimento de exaustão que te alcança mesmo quando você fica sentado à uma mesa o dia inteiro.
Para quem trabalha com criatividade, são muito frequentes aquelas pessoas que questionam cada parte do dia e que trabalham pensando fora da caixa para reinventar a roda.

Definido academicamente pelo psicólogo norte-americano Roy Baumeister, o termo surgiu após uma pesquisa na universidade israelense Ben Gurion em conjunto com a Universidade de Stanford num estudo que analisou as decisões feitas por juízes.
Foi percebido que as decisões feitas no começo do dia eram mais lenientes, enquanto as feitas apenas horas depois tinham a tendência de serem mais severas.
O neurologista e professor Dr. Adjunto da PUC-PR, Leonardo Valente Camargo, explica: “Tomamos decisões praticamente a todo momento. Estima-se que uma pessoa adulta tome 35 mil decisões por dia. Decisões menos ou mais complexas. Com impactos em diferentes proporções individuais e coletivas”
Tomar uma quantidade tão elevada de decisões sem o descanso necessário pode nos levar a problemas como a ansiedade ou até mesmo depressão.
Trouxemos então nesse artigo, dicas para evitar a tão temida fadiga de decisão:
Decisões ao acordar
Muitos dos artigos que dão dicas sobre a fadiga de decisão mencionam mudar suas reuniões ou tarefas importante para o amanhecer, o que provavelmente soa como tortura para todas as corujas que amam a noite.
É possível ser uma coruja e se proteger da fadiga de decisão, apenas acorde mais tarde. O importante é tomar as decisões mais importantes pouco tempo depois que você acorda, não importa que horas seria isso.
Planejamento é tudo
É fato: desde coisas menores como arrumar sua roupa no dia anterior até ter um planejamento diário que te dirá o que fazer sem muito trabalho.
É nesse item que falamos sobre usar sempre um mesmo estilo de roupa como Mark Zuckerberg com suas camisas cinzas ou Obama com seus ternos cinza e azul.
Não é realmente necessário padronizar a roupa todos os dias, mas você pode adotar um cronograma com um estilo de roupa ou cor, como por exemplo, usar saias na quarta-feira.
Glicose no alto
Muitas vezes, ao sentir exaustão, as pessoas recorrem direto à cafeteira ou a um energético, mas o que falta para aumentar a glicose é comida com proteína e fibra que possam te sustentar durante o dia, porque como já diz o ditado “saco vazio não para em pé.”
Final de semana
Também é estratégico guardar alguma das suas decisões para um “sábado preguiçoso” onde se faz muito menos delas.
Durante esse tipo de fim de semana o importante é organizar a semana que vem à frente.
A fadiga de decisão é um desses problemas que a gente enfrenta sem nem saber o nome; agora o importante é aplicar as dicas e ter uma mente mais livre.
Gostou do artigo? Tem muito mais conteúdo como esse no nosso portal. Clique aqui para ir para a home.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.