Nesta terça-feira, 2, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada em 2007 pela ONU e tem o objetivo de compartilhar informações sobre a condição e reduzir o preconceito envolvido.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo e é uma condição de saúde que afeta o desenvolvimento neurológico, mudando a forma como a pessoa se socializa e percebe o mundo. Portanto, ao realizar campanhas sobre a data, as empresas contribuem para aumentar a conscientização e educar o público sobre o autismo, combatendo preconceitos e disseminando informações precisas e empáticas.
Veja algumas ações deste ano:
1. Metrô de São Paulo
As linhas 4-amarela e 5-lilás do metrô fizeram parceria com o programa Autismo e Realidade do Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil) para iniciar a exposição “Desmistificando o Autismo” nas estações Paulista Pernambucanas (amarela) e Hospital São Paulo (lilás) com direito à visita de cinco crianças e suas famílias ao simulador de trem no Pátio Vila Sônia.
A exposição, que acontecerá até o dia 01/05, destaca informações referentes ao autismo e no verso de cada painel terá uma criança comprando o que é verdade sobre o tema.
Ainda na terça-feira, cinco crianças com autismo visitarão a exposição e de lá elas irão ao Pátio Vila Sônia onde conhecerão o CCO (Centro de Controle Operacional), que é o cérebro de toda a operação do metrô.
2. São Paulo FC
Em parceria com a Spider P&E, o São Paulo lançou uma linha de produtos sensoriais com foco em pessoas neurodivergentes. Além disso, eles irão disponibilizar de forma gratuita cordões de girassol do Tricolor no MorumBIS e nas lojas do clube. O cordão indica que a pessoa tem alguma deficiência ou condição que pode não ser visível de imediato.
3. Conmebol
4. Cruzeiro
5. Vitória
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.