Boticário
Dia dos Namorados O Boticário
No ano de 2015, a Boticário – que é conhecida por promover o amor em todas as formas em suas campanhas – veiculou seu primeiro anúncio com casais LGBTs.
A campanha, que apresentou casais de vários gêneros, idades e cores se abraçando, gerou uma enxurrada de comentários e denúncias ao CONAR por conduta desrespeitosa à sociedade e à família.
Os comentários entre ataques e defesas se espalharam por diversas plataformas, com uma batalha de likes e dislikes no vídeo do comercial, reclamações e elogios no Reclame Aqui e posts no Facebook.
O CONAR decidiu unanimemente em favor do Boticário, considerando o comercial um retrato da sociedade ao invés de um desrespeito a ela.
“Não contem com a publicidade para omitir a realidade” escreveu o relator do processo.
Em 2023, o desfecho dessa trama é positivo, com os comentários do vídeo sendo majoritariamente elogiosos e a Boticário tendo como tradição incluir casais diversos.
Volkswagen
Em 2021 a Volkswagen veiculou uma campanha que tinha o objetivo de trazer mais diversidade ao mundo dos carros, usando o Polo como um novo símbolo da evolução da empresa.
A publicação no Facebook logo atingiu 21 mil comentários, sendo a maioria ridicularizando o casal LGBT presente na campanha.
Grande parte dos comentários pediam “imparcialidade” da empresa e alguns citam até vergonha de andar nos carros do modelo Polo.
Infelizmente não houve uma conclusão tão satisfatória com os comentários sobre essa campanha, sendo majoritariamente negativos e homofóbicos.
Ben and Jerry ‘s
A nossa próxima campanha que dividiu opiniões é da Ben and Jerry ‘s Austrália.
Em 2017, a Austrália passava por um período de tensão onde o casamento para casais do mesmo gênero estava em processo de legalização.
A marca de sorvetes Ben and Jerry ‘s tem um longo histórico de ativismo e esse momento não poderia ser diferente. Eles tiveram uma ideia diferente: implementaram uma nova política em que seria proibido casquinhas com duas bolas de sorvete do mesmo sabor até o casamento igualitário acontecer na Austrália.
Tal política deu o que falar, com muitos fãs de sorvete se enfurecendo por ter que escolher sabores diferentes. Para eles, a Ben and Jerry ‘s apenas comunicou que “Se ter que escolher sabores diferentes os incomodava, quem diria não poder casar com quem você ama”.
A ação foi mais simbólica do que real, mas mesmo assim, não teve que ficar muito tempo em pauta, já que o casamento para o mesmo gênero foi legalizado no mesmo ano.
A liberdade de expressão é um argumento válido, mas lembre-se LGBTfobia não é apenas crime, como pode ter consequências reais para todos os envolvidos.
E aí? Você viu alguma campanha que te emocionou recentemente?
Nós temos mais conteúdo como este no nosso portal.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.