Fonte: Divulgação

HomeBlogMarketingDia dos Namorados 2024: cresce...

Dia dos Namorados 2024: cresce uso de aplicativos de e-commerce e redes sociais

Dados da Adjust revelam aumento nas instalações de aplicativos de comércio eletrônico, redes sociais, jogos e finanças no Brasil, refletindo tendências de consumo digital na data comemorativa.

O Dia dos Namorados, uma das datas mais aguardadas e celebradas no Brasil, mostrou um impacto significativo no comportamento dos brasileiros em relação ao uso de aplicativos móveis, conforme dados revelados pela Adjust, empresa líder em mensuração e analytics.

A análise revela que o e-commerce foi o grande destaque, com as instalações de aplicativos da categoria crescendo 9% no dia 12 de junho em comparação com 2023. Foram comparados três momentos distintos: uma semana antes da data (5 a 11/06), o Dia dos Namorados (12 de junho) e uma semana após a comemoração (13 a 19 de junho).

Conheça, a seguir, todos os insights:

Comércio Eletrônico

O uso de aplicativos de e-commerce teve aumento, refletindo o crescente interesse dos consumidores em fazer compras online durante o período do Dia dos Namorados. No dia 12 de junho deste ano, as instalações desses aplicativos aumentaram 9% em relação ao ano anterior. A semana que antecedeu a data comemorativa viu um crescimento anual de 10% nas instalações, e a semana seguinte registrou um aumento de 5%.

Esses dados ressaltam a tendência de aumento das compras digitais com os consumidores buscando presentear seus entes queridos de forma prática e conveniente. O aumento significativo nas instalações de aplicativos também indica uma maior confiança e dependência das plataformas de e-commerce no Brasil“, explica Flávio Levi, Diretor de Vendas da Adjust para a América Latina.

Redes Sociais

As redes sociais continuam a desempenhar um papel fundamental na interação e conexão entre os brasileiros, especialmente em datas comemorativas como o Dia dos Namorados. Em 2024, as instalações de aplicativos de redes sociais no dia 12 de junho cresceram 2% em relação ao ano anterior. A semana anterior à data viu um aumento de 8% nas instalações, enquanto a semana seguinte apresentou um crescimento de 4%.

Além disso, as sessões em aplicativos de redes sociais, que representam o tempo e a frequência de uso, cresceram 4% no Dia dos Namorados em relação ao mesmo período de 2023. Durante a semana anterior, houve um aumento de 6%, e a semana subsequente registrou um crescimento de 7%. “Esses números destacam a importância das redes sociais como plataformas para a troca de mensagens, fotos e declarações de amor entre os brasileiros“, conta o executivo da Adjust.

Jogos

O segmento de jogos também registrou um crescimento expressivo, evidenciando a busca por entretenimento digital durante o Dia dos Namorados. Em 2024, as instalações de aplicativos de jogos no dia 12 de junho aumentaram 13% em comparação com o ano anterior. A semana que antecede a data viu um crescimento de 7%, e a semana seguinte apresentou um notável aumento de 16%.

Além disso, as instalações de aplicativos de jogos na semana após o Dia dos Namorados foram 7% superiores à média do primeiro semestre de 2024.

Finanças

O segmento de finanças foi o que registrou o maior crescimento em relação ao uso de aplicativos no Dia dos Namorados de 2024. As instalações de aplicativos do tipo aumentaram impressionantes 30% em relação ao mesmo dia em 2023. A semana anterior à data apresentou um aumento significativo de 36%, e a semana seguinte registrou um crescimento de 32%.

Esses números indicam que os brasileiros estão cada vez mais utilizando aplicativos de finanças para gerenciar suas despesas e aproveitar ofertas especiais durante o período do Dia dos Namorados, buscando uma melhor organização financeira e aproveitando as facilidades oferecidas pelas plataformas digitais“, finaliza o diretor.

Sobre a Adjust

Adjust, empresa da AppLovin (NASDAQ: APP), é a plataforma de analytics utilizada por profissionais de marketing em todo o mundo para mensurar e crescer seus aplicativos em diferentes meios: dispositivos móveis, CTV e muito mais. A Adjust trabalha com empresas em todas as etapas de sua jornada mobile, desde marcas digitais até empresas tradicionais que estão lançando seu primeiro app. Nosso conjunto de soluções, chamado Suite, fornece visibilidade, insights e ferramentas essenciais para gerar melhores resultados.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Quer saber de tudo o que está rolando no Cannes Lions 2024?
Acompanhe de forma exclusiva nossa cobertura no maior festival de criatividade do mundo!