Para que as organizações possam tomar decisões mais assertivas em relação aos seus produtos e consumidores, os dados são seus maiores aliados. Na construção de campanhas publicitárias e no Marketing não é diferente.
Provavelmente, você viu a imagem abaixo circulando na internet nos últimos dias e, por mais que seja um meme, esta representação retrata uma premissa verdadeira. Os dados estão em todos os lugares. Quem nunca ouviu aquela pergunta “baseado em quê?” após opinar sobre algo, em debates políticos quando os candidatos discorrem sobre diversos números e informações para provar a sua tese e, claro, também nas organizações. Hoje, há algumas terminologias e conceitos que envolvem a esfera dos dados, como Big Data e Data Driven. Existe diferença entre essas três definições? Como são usadas na propaganda e no marketing?
O que são dados?
Dados são um acumulado de conhecimentos não organizados sobre um determinado contexto. Quando esse conjunto de conhecimentos são ordenados, eles se transformam em informações que, por fim, conduzem a uma compreensão do assunto estudado. Por exemplo, em uma pesquisa você quer descobrir qual a preferência de marcas de refrigerante em diferentes faixa etárias, sendo assim, um grupo de pessoas com idade diversas irá responder a um questionário, no final o pesquisador terá um acumulado de dados, mas que, enquanto não organizados, não poderão ser analisados e compreendidos, no entanto se forem separados em grupos de idade e a marca escolhida será possível obter um entendimento maior do que se busca descobrir.
Big Data
Big Data é um mecanismo estratégico que analisa um grande volume de dados a partir de variadas fontes. Os 3Vs – volume, variedade e velocidade – são os definidores desse conceito
Volume: todos os dias usuários de dispositivos móveis e mídias sociais geram um grande volume de dados.
Variedade: como mencionado anteriormente, o Big Data é alimentado por fontes que armazenam dados de diversos contextos, como Instagram, Facebook e Google Analytics. Com essa grande variedade de conhecimentos e informações é possível obter diversos Insights.
Velocidade: Havendo um grande volume e variedade de dados é impossível que um humano faça a análise dessas informações, sendo assim se faz uso do Big Data que realiza esse processo de maneira mais ágil.
Data Driven: o termo refere-se a organizações que são orientadas por dados, ou seja, tomam decisões, internas e externas, baseados em informações que norteiam suas estratégias. Assim, as instituições podem buscar e criar soluções mais assertivas para consumidores – como a Netflix com seu novo botão que sugere filmes e séries aos seus usuários – e em processos internos, por exemplo no setor de vendas.
Mas como a propaganda e o marketing usufruem dos dados?
Para a propaganda é muito importante que as campanhas publicitárias atinjam o público correto, nos lugares em que eles estão. Ou seja, por meio das informações fornecidas pelos dados os profissionais da publicidade sabem para onde direcionar seus esforços de comunicação, decisões sobre quais canais de divulgação utilizar em sua estratégia advém da coleta e análise de dados. Para o marketing, a lógica é a mesma, no entanto esta área aproveita estas informações para buscar junto aos consumidores necessidades que possam ser solucionadas pelo desenvolvimento de um novo produto, por exemplo.
Portanto, os dados em sua forma crua, assim como o Big Data e Data Driven fazem parte da propaganda e do marketing, pois orientam as tomadas de decisão e suas estratégias.
Fontes: Neoway, Roimine, Ibe.Edu, Cetax
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