- Parceria entre o Instituto HEINEKEN, CUFA e The Town capacitou 60 jovens para o mercado audiovisual com aplicação de Inteligência Artificial (IA)
- Jovens idealizaram, roteirizaram e produziram o material, que será divulgado nesta semana no canal do Youtube e redes sociais do Grupo HEINEKEN
Para incentivar a produção audiovisual com inteligência artificial entre os jovens da periferia de São Paulo, o projeto Cri.Ativos da Favela, idealizado pelo Instituto HEINEKEN em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), The Town e Favela Filmes, lança o minidocumentário desenvolvido pela primeira turma formada no programa. Os 60 jovens – com idades entre 18 e 29 anos – idealizaram, roteirizaram e produziram o material, que será utilizado como primeiro vídeo institucional do Instituto HEINEKEN.
O minidocumentário registra a realidade dos públicos-alvo do Instituto HEINEKEN: vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis e jovens, com depoimentos de pessoas impactadas pelos programas apoiados pelo Instituto, que contam os desafios e a jornada até esse momento. Thiago Oliveira, um dos participantes, comenta, por exemplo, sobre o quanto a convivência com jovens de outras favelas focados no audiovisual foi importante para a sua visão de mundo e trabalho. Ao todo, a iniciativa contou com moradores de 35 favelas em praticamente todas as zonas urbanas de São Paulo e municípios vizinhos, como Guarulhos, Osasco e a região do ABC.
Além dos jovens, o material traz a participação da Eliene Maria Teixeira Marinho, vendedora ambulante, e da Michele Santos, catadora de recicláveis. Ambas também moram em periferias e fazem parte das iniciativas de capacitação e apoio realizadas pelo Instituto HEINEKEN.
A ideia do minidocumentário é integrar o portfólio desses jovens, que, por meio do curso, se formam e se preparam para esse mercado de trabalho. Ainda, segundo explica Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN, outro objetivo do vídeo é registrar o impacto positivo do projeto, que teve início durante o festival The Town 2023. “O mercado audiovisual é cada vez mais promissor, além de ser um tema que gera bastante interesse do público jovem. Por isso, desenvolver essa iniciativa com parceiros tão importantes para essas comunidades e ampliar as oportunidades de trabalho, renda e independência dessas pessoas tem sido nosso maior foco”, diz.
“Para nós é muito gratificante ver que nossos alunos do CrI.Ativos , estão participando de projetos com o Instituto HEINEKEN. Estão colocando em prática tudo o que aprenderam em nossas aulas. O audiovisual é uma área de atuação profissional muito promissora atualmente, e poder proporcionar além de formação o trabalho na prática para os jovens é realmente o que nos motiva a continuar” diz Kalyne Lima, presidente da CUFA Nacional.
Formação em audiovisual
O Instituto HEINEKEN reverteu R$1 milhão para a compra de equipamentos técnicos, contratação de professores e toda a gestão e estrutura do local do curso, o qual foi ministrado nas dependências da CUFA, no Parque Santo Antônio, região sul da Capital. As salas foram equipadas com os aparelhos e instrumentos de última geração e podem ser utilizados pelos alunos em trabalhos freelancers que conquistarem.
Além da experiência teórica, os alunos participaram de uma experiência prática na produção da série Motoboy SP, da Rede Globo, e produziram um curta-metragem com narrativa própria para o Dia do Grafite, nos quais puderam colocar em prática todo o conhecimento absorvido durante a capacitação.
Iniciado em setembro de 2023, o curso teve duração de três meses. Um dos principais pontos abordados foi a inteligência artificial (IA), incluindo conceitos básicos e usos na vida cotidiana, evoluindo para a utilização no audiovisual. Além disso, aprenderam sobre a captação e edição de áudio; produção e roteiro; edição e color grading.
Desenvolvimento
Os jovens que participam do projeto tiveram acesso a um estágio remunerado por meio da CUFA, Favela Filmes e Instituto HEINEKEN e contam com a disponibilização de equipamentos e laboratórios para caso precisem utilizá-los em trabalhos. Recebem, ainda, a indicação de contratação das empresas parceiras e um book de portfólio.
O objetivo do Instituto é expandir a ação para regiões além de São Paulo. A instituição completou dois anos em maio e, no período, impactou 10 mil pessoas – entre elas, 5 mil catadores, 4.500 vendedores ambulantes e aproximadamente 1.900 jovens em situação de vulnerabilidade.
Ficha técnica
Direção Geral: John Oliveira
Assistente de Direção: Thiago Oliveira
Coordenação Geral: Débora Freire
Assistentes de Criação e Roteiro: Dalila Nascimento/Pablo Henrique Fernandes/ Lucas Stevanini (Jamal), Ingrid Hayanne Santos
Produção Geral: Joelson Batista
Assistentes de Produção: Vinicius Barbosa da Silva / Yago Adriano Santos de Oliveira
Fotógrafo Still: Ibrahim Soares (Limbo)
Direção de Fotografia: Antonio Álvaro Miranda
Filmaker: Bruno Oliveira Camilo/ Lucas Martins
Operador de Som: Cláudio Bueno
Assistente de Som: Guilherme Ferreira (Mazum)
Assistente Técnica – Elétrica e Maquinária: Emmili Quéryn
Atendimento: Carla Zulu
Pós-Produção: Favela Filmes
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.
Quer saber de tudo o que está rolando no Cannes Lions 2024?
Acompanhe de forma exclusiva nossa cobertura no maior festival de criatividade do mundo!