Com estética minimalista, rede alemã de supermercados oferta produtos de consumo básico com valor estampado nos rótulos, evitando flutuação; criação é da Serviceplan.
Com o preço sendo um dos mais importantes fatores para a decisão de compras nos supermercados, especialmente diante do cenário de índices altos e imprevisíveis de inflação em uma série de países do mundo, a Penny – uma das principais redes de supermercados da Alemanha, com foco em promoções e produtos mais acessíveis – encontrou uma maneira inusitada para criar um diferencial efetivo que garanta suas ofertas mesmo diante da flutuação constante.
Intitulado “Price Packs” (“Embalagem de Preço”, em tradução livre), o projeto criado pela Serviceplan Alemanha transforma o preço no elemento central dos rótulos dos produtos de sua marca própria, garantindo que o valor se mantenha o mesmo por longos períodos. A iniciativa, válida para uma série de produtos de consumo básico – como pão, sal, aveia, batatas fritas e maionese –, ajuda os consumidores a encontrarem as melhores opções nas prateleiras e serve como uma promessa de que os preços não mudarão no curto prazo, nem serão alterados de acordo com fatores como alta demanda ou escassez.

“Com o ‘Price Packs’, estamos colocando o preço direto na embalagem pela primeira vez, mostrando que nossa marca própria oferece o melhor custo-benefício de verdade“, destaca Dr. Jan Flemming, diretor geral de marketing da Penny – que possui mais de 3,5 mil lojas espalhadas pela Alemanha.
A ideia por trás do projeto é desafiar as regras tradicionais de comunicação de muitas empresas no ponto de venda. Evitando estratégias comuns, como a de imitar as embalagens de marcas mais conceituadas, a iniciativa investe em um formato que, além de chamar a atenção naturalmente por seu design diferenciado, passa de forma rápida e clara uma melhor percepção de valor diante da concorrência.
“Em marketing, muitas vezes você tem que decidir entre promover preço ou produto. Estamos felizes por termos encontrado uma maneira de fazer as duas coisas ao mesmo tempo“, pontua Till Diestel, diretor de criação da Serviceplan.

Junto às embalagens, foi lançada uma campanha publicitária que explora exatamente o produto como canal para comunicar, em uma mesma imagem, sua categoria e seu preço. Com estética minimalista, as peças estão sendo veiculadas no mercado alemão em outdoors, mídia impressa, displays e nas redes sociais. Nos canais digitais, a veiculação acontece adaptada ao momento do dia – com pães ganhando destaque na parte da manhã e batatas fritas à tarde, por exemplo.
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