Aos 12 anos, o estúdio de animação define novo posicionamento e investe em laboratório de tecnologia, integrando novas soluções com uso da inteligência artificial
Com 12 anos de mercado e trabalhos para algumas das principais marcas nacionais e internacionais, o Consulado, liderado por Luciana Pessoa, Tom Gurgel e Boca Ceravolo, comemora nova fase com o lançamento de nova marca e posicionamento: Lado Animation.
A movimentação reflete especialmente a internacionalização da operação, que apesar de ter no Brasil seu principal mercado, só nos últimos 12 meses realizou trabalhos para clientes vindos de países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Emirados Árabes e Europa. A previsão é de que cerca de 60% do faturamento venha do mercado internacional até o fim de 2024.
“Além de preservar parte da marca que construímos e que já é reconhecida, Lado é um nome curto e de fácil pronúncia e entendimento tanto no Brasil como lá fora. Com o crescimento de demandas do mercado internacional, percebemos a necessidade de repensarmos nossa marca. Além disso, Lado simboliza o aspecto multifacetado do estúdio de explorar diversos formatos, técnicas de animação e estilos visuais”, destaca Luciana Pessoa, sócia e diretora executiva.
O estúdio também vem fortalecendo seu foco em inovação, principalmente por meio da criação de um laboratório de tecnologia dedicado à otimização de processos, soluções inovadoras e exploração de diferentes abordagens técnicas e criativas. O Lado Lab visa integrar ferramentas de inteligência artificial para automatizar alguns processos técnicos, permitindo que os artistas e demais profissionais tenham maior foco na criatividade e no craft.
“Todos os mercados estão sendo afetados pela popularização da IA – e o nosso, definitivamente, é um deles. Decidimos, então, abraçar essas possibilidades de forma estruturada, utilizando essas ferramentas como aliadas em diferentes processos, especialmente na geração de agilidade e de habilitador do potencial criativo”, explica Marcos Boca Ceravolo, diretor de criação.
Apesar das mudanças, os sócios reforçam que a essência da Lado se mantém a mesma: um trabalho guiado pela paixão profunda pelo design e storytelling, visando conectar e entreter o público por meio da fusão entre arte, criatividade e tecnologia. Essa abordagem é ainda mais enriquecida pela nova estrutura, que permite o uso de diversas técnicas de animação, inclusive a combinação de mais de uma delas em um único projeto, sempre que necessário.
Exemplo prático
Para marcar o novo momento, a Lado apresenta suas mudanças em um filme que materializa as novidades de forma prática. Com 90 segundos de duração, a peça reúne uma série de diferentes linguagens e técnicas de animação. Ao final, é apresentada sua nova marca, desenvolvida em parceria com o time da CRX Design. A trilha é responsabilidade da Ritmika Audio Arts, de Henrique Tanji.
Trazendo em seu casting de diretores criativos nomes como Boca Ceravolo, Simon Robson e Tom Gurgel, a Lado traz em seu portfólio trabalhos para marcas como Kellog’s, Vivo, Riot Games, Mercedes, Motorola, Deloitte, NFL e Amazon. Em 2016, conquistou o Grand Prix for Good do Cannes Lions, entre outros diversos prêmios, pela produção do filme “Ivine and Pillow”, criado pela 180LA para a Unicef. Mais recentemente, assinou o “Mundo da animação”, da Ogilvy Brasil para Pfizer, trazendo à vida personagens clássicos da Warner – como Pernalonga, Tom & Jerry, Scooby-Doo e as Meninas Superoderosas.
“A animação tem uma linguagem universal, sem barreiras de idioma ou criatividade. E o talento brasileiro é extremamente valorizado em todo o mundo. Vemos um momento muito positivo para essa expansão local e internacional”, afirma Tom Gurgel, sócio e diretor.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.