A mídia programática é uma forma prática e automatizada de direcionar a publicidade ao público-alvo, impedindo que os anúncios se dispersem em sites que não dão match com o perfil do cliente.
Porém, de nada adianta otimizar o uso do seu tempo e budget, se você não consegue criar uma boa segmentação do target. Afinal, este será o fator decisivo para que sua mensagem chegue aos usuários corretos – e no momento certo.
Assim, o primeiro passo é compreender o tipo de target ao qual sua campanha se destina:
Influenciador
Não falamos apenas dos famosos influencers, como também de médicos que recomendam determinado laboratório para os pacientes realizarem seus exames.
Decisor e Comprador
O decisor é responsável por “bater o martelo”. Muitas vezes, o decisor é também o comprador, porém não é regra. Um casal pode se organizar de forma que a esposa monte a lista do mercado – portanto decidindo os itens dos quais precisam – enquanto o marido é responsável por ir até o mercado de fato comprar os produtos – tornando-se o comprador.
Consumidor
Por fim, temos o consumidor, que é aquele que irá utilizar o produto ou serviço. Crianças e animais são líderes na categoria, justamente por não decidirem ou comprarem os produtos que consomem.
Se você acredita que definir o tipo de target e ter seus dados demográficos é suficiente, dificilmente obterá sucesso.
No mundo digital as pessoas expõem seus valores éticos e morais nas redes sociais, seguem famosos com os quais se identificam e principalmente, consomem o que lhes atrai. Entender o comportamento do seu consumidor, o que ele gosta de ver no Youtube e qual é o seu “rolê ideal” fazem grande diferença no meio online.
Portanto, emerja-se no mundo do seu cliente, entenda como ele age e seu papel dentro do processo de compra. Com estes três passos, você aumentará – e muito – a probabilidade de conversão dos leads.