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Como as redes sociais impactam as férias e viagens dos Millennials e Gen Z

Segundo estudo da Dentsu, 93% das pessoas afirmam que os mecanismos de busca das redes sociais ajudam a descobrir novos produtos, marcas ou serviços

As redes sociais têm desempenhado um papel crucial na tomada de decisões dos consumidores ao comprar produtos de todos os tipos. Roupas, cosméticos, eletrônicos, eletrodomésticos… E, é claro, viagens. Atualmente, é onde usuários de plataformas como o Instagram, TikTok e Youtube encontram inspiração de passeios e destinos para suas férias. No entanto, às vezes, o bombardeio constante de conteúdo gera um estresse. Isso vale especialmente para millennials e gen Z, que juntos estão transformando a jornada do clienteno setor de turismo. Agora, passeios e atividades no destino são cada vez mais prioritários e considerados como a parte mais importante de qualquer viagem.
 

É nesse contexto que a Civitatis, empresa líder em vendas online de visitas guiadas e excursões em português, lança sua nova campanha publicitária com slogan “Entre na Civitatis e torne realidade” com o objetivo de atender às expectativas dos millennials e da geração Z.

Confira os vídeos da campanha

Nas palavras de Ismael García, CMO da Civitatis, “As redes sociais mudaram os hábitos de consumo em todo o mundo, mas especialmente no turismo. Atualmente, 71% dos usuários usam plataformas como o Instagram ou o TikTok como mecanismo de pesquisa para encontrar inspiração e comprar com base na vontade que elas geram. A porcentagem é ainda maior se falarmos do setor de viagens. Hype, FOMO, esses conceitos podem levar à insatisfação e provocar ansiedade, e ao mesmo tempo, gerar desejo e vontade. A Civitatis é a melhor solução para isso, pois nosso portfólio de passeios e atividades atende e supera as expectativas dos usuários. Não à toa, a avaliação média de nosso catálogo é de 9,1“. Além disso, Ismael comenta: “outra mudança que percebemos nos últimos anos está relacionada com a antecedência nas reservas de atividades turísticas. De acordo com os nossos dados, no primeiro semestre de 2024, esta antecedência de compra aumentou quase 25% em comparação com o mesmo período do ano passado“.
 

Estas mudanças no comportamento do consumidor se deve em grande parte à intensa imersão tecnológica que estamos vivenciando, que leva a uma tendência crescente de buscar conteúdo audiovisual curto e recomendações de influenciadores para planejar suas viagens. De fato, o Instagram é o rei dos mecanismos de busca, atrás apenas do Google. Antes da pandemia, a rede era usada por 17,4% dos usuários para encontrar seus destinos favoritos. De acordo com os últimos dados da Dentsu, este número já se encontra em 42,3%. “Essa campanha enfatiza o nosso propósito de tornar os sonhos e vontades dos viajantes, influenciados pelas redes sociais, em realidade. Nossos serviços proporcionam atividades emocionantes e de qualidade e ajudam a evitar o estresse indesejado antes, durante ou depois de qualquer viagem“, continuou Ismael García.
 

Rosa Malospelos, psicóloga e especialista em autoestima e relacionamentos, recomenda um exercício de “alinhamento de expectativas” diante desse fenômeno que vem ocorrendo nos últimos anos nas redes sociais: “É importante lembrar que as férias são uma oportunidade para relaxar e fortalecer relacionamentos interpessoais. A proposta dos serviços de empresas como a Civitatis é proporcionar experiências autênticas que priorizem o bem-estar e a conexão pessoal. Incentivar a ideia de aproveitar o momento presente e valorizar as experiências pelo que elas são, sem a necessidade de validação externa, pode reduzir o estresse e melhorar a autoestima e a qualidade dos relacionamentos“, diz a especialista, que também trabalha como influenciadora no Instagram.

Sobre a Civitatis


A Civitatis é a principal plataforma online de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, com mais de 90.000 atividades em 3.800 destinos de 160 países.

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