Talvez seja essa uma das maiores e mais antigas discussões existentes no mundo da publicidade.
No exato momento em que escrevo este post, certamente reuniões entre produtoras e agências estão ocorrendo e o assunto se ainda não foi, será debatido nos próximos instantes.
Do mesmo modo que nesse mesmo momento, outros profissionais de criação e atendimento estão indo dormir mais cedo para amanhã, acompanharem desde muito cedo, um dia cheio no set para a gravação daquele comercial do seu cliente.
Tudo isso para que aquele maravilhoso filme publicitário fique dentro do previsto e se torne lindo aos nossos olhos quando o assistirmos na TV daqui há algumas semanas.
Chegar a uma conclusão sobre a necessidade de cliente e agência acompanharem a gravação do filme é algo que parece não vai acontecer. Pelo menos, não tão cedo.
Se analisarmos as opiniões dos grandes criativos do mercado, veremos que existem aqueles que defendem e também tem aqueles que condenam de imediato a presença de profissionais de agência e cliente no momento da produção do filme.
Os primeiros, os que defendem a necessidade do acompanhamento como um todo, argumentam que estarem próximos da produtora, pode fazer com que erros não sejam cometidos ou que deslizes não sejam ignorados pelo Diretor e por sua equipe. Dizem que estarem presentes tem o único propósito de "somar" ao processo, uma vez que conhecem o cliente e seus desafios, muito mais do que o Diretor, por exemplo.
Não deixa de ser verdade!
Já no caso dos profissionais que acham que não devem participar, argumentam que desde que haja previamente uma boa reunião de pré-produção envolvendo cliente, agência e produtora, o job pode ser passado sem medo à produtora. "Não há o que temer"!, dizem eles. Dizem que estarem presentes podem acabar atrapalhando a produção e preferem estarem distantes para mostrarem ao Diretor que ele é quem "comanda" aquilo ali.
Rola aquele medo de atrapalhar o trabalho!
Esse último pensamento se alinha com o que pensa a maioria dos Diretores. As produtoras, de uma maneira geral, não gostam de ter cliente e agência no set de filmagens. Segundo eles, esses profissionais, não conhecedores do processo como um todo, muitas vezes, apontam problemas que acabam por tardarem as gravações, além de observações idiotas serem levantadas a todo instante.
Existem produtoras renomadas, por exemplo, que proibem agência e cliente de participarem das gravações, exatamente por esses problemas acima citados.
Agora, a minha opinião:
No meu ponto de vista, que também é de pouco conhecedor do assunto, cliente e agência até podem acompanharem as gravações num set. Sem problemas!
Porém, é demais importante que não fiquem se intrometendo a todo momento, que deixem o Diretor trabalhar e que apenas abram a boca para algum problema absurdo que esteja sendo cometido e que não esteja de acordo com o material repassado à produtora.
Penso que todo o processo deve ser acompanhado pela dupla de criativos sim, mas também que o cliente deve saber que naquele momento, o chefe é o Diretor, ainda que o dinheiro venha do cliente.
Já se agência e cliente não forem às gravações, me passa a ideia de que não quiseram assumir o risco e que se algo der errado, acusarão de mediato a produtora pelo erro cometido.
Não pode. Absurdo. Coisa de mau caráter.
Mas essa é a minha singela opinião. Na verdade, opinião de um profissional de mídia e que poucas vezes acompanhou a gravação de um filme.
E você? O que pensa a respeito?