Creativosbr

Fonte: Divulgação Childhood Brasil | Direitos das crianças e adolescentes

Childhood Brasil traz direitos das crianças e adolescentes em novos curativos

Cada curativo traz uma frase que traduz, de forma simples, um dos artigos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. As estampas coloridas foram escritas pelas próprias crianças.

Childhood Brasil, organização sem fins lucrativos, pioneira na luta contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, anuncia o lançamento do seu primeiro produto social, os Curativos dos Direitos das Crianças, desenvolvido em parceria com a Cremer. O produto, que visa fomentar o debate sobre os direitos das crianças e adolescentes e arrecadar recursos financeiros para a causa, pode ser adquirido em farmácias de todo o Brasil.

Os curativos representam os artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança, da ONU, que completa 35 anos em vigor este ano. Ao todo, são 10 frases que foram traduzidas em uma linguagem simples, e escritas à mão, por diversas crianças de todo o país. Kamille Vitória, de 10 anos, escreveu “Quero crescer sem violência“, já Larissa, de 5 anos, escreveu “Eu tenho voz”.

Quando famílias, cuidadores, educadores e a sociedade em geral conhecem os direitos das crianças e adolescentes — como o direito à proteção, à participação, à dignidade, ao afeto e à educação — torna-se mais fácil identificar e enfrentar situações de violência, negligência ou abuso. O desconhecimento desses direitos contribui para a naturalização de práticas violentas“, afirma Laís Peretto, Diretora Executiva da Childhood Brasil.

Para cada cuidado, um direito garantido

Esse é o slogan da Campanha que tem como fio condutor o cuidado. Co-construído com a agência Pullse, a campanha destaca a mensagem de que cada cuidado oferecido a uma criança está intrinsecamente ligado aos direitos fundamentais que garantem sua dignidade, proteção e pleno desenvolvimento.

No simples gesto de colocar um curativo, mora um cuidado que acolhe e protege. Queremos que esse produto chegue na casa das pessoas como um convite carinhoso, que abra espaço para conversas importantes, de um jeito leve, divertido, acolhedor e cheio de afeto. Conhecer e defender os direitos das crianças é construir um presente seguro e digno, e garantir que o futuro delas comece a ser protegido hoje.”, afirma Raquel de Paula Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing da Childhood Brasil.

Para ampliar o alcance da campanha, a instituição teve o apoio de grandes organizações como Eletromídia, JCDecaux, Flix Media, entre outros.

Por fim, a caixa do produto traz um QR Code que leva ao site da Childhood Brasil, onde é possível saber onde comprar, além de acessar informações sobre o projeto, como também a trajetória de 25 anos da organização, dedicados a inspirar, promover e desenvolver soluções para prevenir o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Para a Cremer, que há 90 anos cuida da saúde dos brasileiros, é motivo de orgulho apoiar o projeto dos Curativos dos Direitos das Crianças. Assim, ao lado da Childhood Brasil, reafirmamos nosso propósito de cuidar do viver — porque proteger a infância é proteger o futuro“, destaca Leonardo Celeri, diretor de Marketing de Categoria e Trade da Cremer.

Confira todas as frases dos Curativos dos Direitos das Crianças:

“Brincar me faz feliz” – Aisha, 9 anos
Artigo 31: “Toda criança tem direito ao descanso, ao lazer e à brincadeira”

“Eu não sou brinquedo” – Alicia, 6 anos
Artigo 34: “Todas as crianças devem ser protegidas contra todas as formas de exploração e abuso sexual”

“Respeite meu corpo” – Ana Beatriz, 10 anos
Artigo 35: “O tráfico de crianças para todos os fins e com todas as formas deve ser evitado”

“Tenho sentimentos” – Lorenzo, 9 anos
Artigo 39: “Uma criança que tenha sido negligenciada, abusada ou explorada tem direito à recuperação física, emocional e à reintegração social”

“Eu tenho direitos” – Lorenzo, 7 anos
Artigo 02: “Todas as crianças têm direitos iguais. Nenhuma criança deve ser discriminada”

“Eu sou prioridade” – Sophia Cristina, 11 anos
Artigo 03: “O interesse da criança deve estar em primeiro lugar em todas as decisões relativas à criança”

“Eu quero crescer feliz” – Miguel, 12 anos
Artigo 06: “Toda criança tem direito à vida e ao desenvolvimento”

“Eu tenho voz” – Larissa, 5 anos
Artigo 12: “Toda criança tem o direito de expressar e ter sua opinião levada em consideração em todos os assuntos que lhe digam respeito”

“Quero crescer sem violência” – Kamille Vitória, 10 anos
Artigo 19: “Toda criança tem direito à proteção contra todas as formas de violência e abuso” 

“Cuidem de mim” – Lelê, 7 anos
Artigo 20: “Uma criança que não pode viver com sua família tem direito a cuidados alternativos”

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil, faz parte da World Childhood Foundation, organização sem fins lucrativos criada em 1999, por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia. É pioneira em estimular, promover e desenvolver soluções para prevenir e enfrentar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes no país. Foi reconhecida em 2021, 2022 e 2023 e 2024 como uma das 100 Melhores ONGs do país.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *