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Chevrolet e Djamila Ribeiro iniciam movimento por um trânsito mais igualitário

Mulheres representam apenas um terço das CNHs ativas no Brasil; campanha cocriada entre WMcCann e a escritora inventiva elas a dirigir;

  • Ação de financiamento coletivo irá arrecadar fundos para financiar habilitação de mulheres; primeiro aporte será da Chevrolet, que doará R$ 1 milhão

Djamila Ribeiro é filósofa, escritora, mulher, negra, mãe e uma das mais importantes vozes na luta antirracista e feminista no Brasil. Mas, apesar de ter 43 anos e ser dona do seu próprio caminho, Djamila está entre as mais de 57 milhões de mulheres que não possuem Carteira Nacional de Habilitação. Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), apenas 35% das CNHs ativas no país pertencem ao sexo feminino. Os dados reforçam o cenário de desigualdade no trânsito, temática que a Chevrolet, por meio da plataforma de comunicação do Tracker, vem destacando em sua comunicação ao longo dos últimos anos.

A marca traz, desde a campanha com a Paola Carosella, em 2021, uma abordagem disruptiva na indústria, empoderando mulheres. Agora, dá um próximo passo, em um projeto inédito com Djamila para inspirar mulheres a tirarem a CNH, a partir de sua história de vida: a escritora, devida a várias urgências em sua trajetória, ainda não é habilitada e, mesmo após os 40 anos, decidiu começar a dirigir.

“Sabemos que a CNH é um instrumento importante que pode empoderar nós, mulheres, uma vez que é um sinônimo de liberdade. Por isso, estamos dando mais um passo importante no trabalho que estamos fazendo com a marca Tracker. Com essa campanha, queremos quebrar os preconceitos no trânsito. Por exemplo, só 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, justamente por serem mais cuidadosas ao dirigir. Porém, 80% das pessoas que têm medo de dirigir, são mulheres. Essa comunicação vem para incentivar a todas a perderem esse medo e mostrar que o trânsito é lugar para todos”, comenta Chris Rego, diretora-executiva de Marketing GM América do Sul.

O planejamento contou com a Plano Feminino, consultoria de gênero e diversidade que atende marcas com o objetivo de construir diálogos que engajam, geram identificação e representatividade, sem objetificação e estereótipos, e traz o mote “Para quem dirige a própria vida”. A campanha contará com filme nacional estrelado por Djamila e Marcos Mion, embaixador da marca, uma websérie onde Djamila mostrará o passo a passo de tirar a CNH, além de um grupo de influenciadoras que também irá incentivar mulheres a fazerem o mesmo.

“Ter nosso time de criação cocriando com a Djamila Ribeiro permitiu que chegássemos a uma narrativa muito mais verdadeira e potente. Muito mais que uma campanha, estamos iniciando um movimento que parte da Chevrolet em prol da sociedade”, destaca Talita Cardozo, diretora de criação da WMcCann.

Construindo um trânsito mais igualitário com ações práticas

Mais do que uma campanha, a Chevrolet anuncia que irá apoiar uma ação de financiamento coletivo junto a ONG Plano de Menina, vinculada ao Plano Feminino, que conecta meninas de periferias e as capacita profissionalmente. A iniciativa busca ser uma ação afirmativa para que mulheres que não têm condições financeiras tenham a oportunidade de tirar sua habilitação. Inicialmente, a Chevrolet irá aportar R$ 1 milhão e está convidando empresas e pessoas a contribuir, fazendo parte também deste movimento através do link: https://voaa.me/elas-direcao

Assista ao filme: https://youtu.be/wubQ4ZE9EYA

Ficha Técnica:

Agência: Commonwealth//WMcCann
Cliente: Chevrolet

Produto: Chevrolet Tracker RS
Nome da campanha: Mulheres que dirigem a própria vida.

Time do Cliente: Chris Rego, Renan Tavares, Federico Wassermann, Diana Reynoso Avellaneda, Felipe Silva e Pamela Mourão

CEO: André França

CCO: Hugo Rodrigues

VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff 

Direção de criação: Talita Cardozo e Fernando Penteado
Criação: Priscila Bensadon, Monique Anholeti, Edilene Santos e Vitória Oliveira
COO & CSO: Renata Bokel

Planejamento: Eduardo Cabral, Tatiana Weiss, Giovanna Martinez e Everton Reis
Consultoria de Gênero e Curadoria: Plano Feminino

Vivi Duarte – CEO e Diretora Geral

Melina Oliveira – Gerente de Estratégia e Impacto

Head de conteúdo: Patricia Colombo

Conteúdo: Monikhe Menezes, Karla Oliveira, Kimberly Dailher e Jennifer Marinho.

Diretora de Grupo de Negócios: Giovanna Tucci
Atendimento: Joana Campanelli, Carolina Anton, Gabriel Penedo, Paloma Vieira e Gabriel Marafiotti

VP de Mídia: Andreia Abud 

Mídia: Guilherme Silva, Stephanye Canada, Kesia Santos, Giulia Bacelar e Camila Pereira 

BI: Felipe Borges, Fabio Oliveira, Marcela Quintiliano, Bruna Carvalho e Eduardo Faustino

Diretora de Produção: Camila Naito

Produção Integrada: Monica Andrade, Giovanna Cioca, Mariana Resende, Pedro Cerqueira, Karol Oliveira, Lorena Latorre, Paula Buttler

Produtora do filme: O2

Diretor: Ale Pellegrino
Diretor de Fotografia: Fernando Bertolucci

Pós-produção:  O2 Pós

Produtora de Som: Cabaret 

Produção Musical: Naná Rizinni 

Compositora: Naná Rizinni 

Finalização: Letícia Medeiros 

Atendimento: Ingrid Lopes, Flávia Caparelli e Bárbara Russiano 

Coordenação: Verusca Garcia, Chandra Lima, Mavi Capelasso e Débora Mello
Foto Mion e Djamila Ribeiro: Pedro Dimitrow

Bussiness: Viviane Arnaldi

Coordenação: Adriana Rocha

Assistente: Dennison Sabino

Assistente: Fábio Xavier 

Assistente: Pedro Saad

Agenciamento Djamila Ribeiro: Casé Fala

Maquiagem Djamila Ribeiro: Aline Zalenka

Cabelo Djamila Ribeiro: Jaqueline Santos Gualberto

Stylist Djamila Ribeiro: Paulo Zelenka
Stylist Marcos Mion: Helô Fillippo

Maquiagem e Cabelo Marcos Mion: Lavoisier

Projetos: Deborah Peixoto

Relações Públicas: Beatriz Matarazzo, Kerena Neves, Giulia Camargo, Pamela Forti, Bruna Marconi

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