CreativosBR

Fonte: envato

HomeBlogPublicidadeCemitério, cigarro e as campan...

Cemitério, cigarro e as campanhas surreais

Como publicitários, sempre queremos criar um desejo pelo nosso produto, mas o que acontece quando ele, na verdade, é no mínimo polêmico? 

Esse é um problema tão profundo que chegou a ser retratado no primeiro episódio da série de Mad Men. No primeiro episódio, Don Draper se vê perdido com uma conta de cigarros – é óbvio que ele consegue superar os percalços e acaba com uma ideia genial -, mas isso era nos anos 60, quando o problema do cigarro não tinha um viés cultural tão forte.

Qual o caminho a trilhar quando o seu produto é considerado por natureza, ruim, perturbador ou as pessoas apenas têm vergonha dele?

Um dos caminhos mais polêmicos é o uso do humor para dar a leveza à situação e é por isso que a peça de uma funerária, por exemplo, se tornou viral recentemente.

Cemitério-Jardim-da-Ressurreição.png

O Jardim da Ressurreição (Cemi) tem mais de 33 mil seguidores no Instagram e se autointitula como “o cemitério mais famoso da internet”. Ele utiliza muito do humor ácido nas suas campanhas, o que pode até trazer seguidores e arrancar boas risadas, mas será que vende?

Temos outro produto muito polêmico que tem (tinha) campanhas muito inteligentes: os cigarros.

Antigamente, quando era permitida a publicidade direta de cigarros com comerciais e anúncios, muitas dessas peças tratavam o cigarro como algo progressista e glamouroso, como se fumar fosse fazer parte de um grupo de elite.

Comercial Cigarro Carlton Lights – Anos 80

Essa construção também era muito presente nos cinemas com atores populares da época, como James Dean e outros atores como fumantes inveterados.

Após esta época, com a proibição da publicidade de cigarros, essa construção ainda existe, mas agora ela vive nas mídias sociais com investimentos mais “por baixo dos panos”.

A grande sacada é que mesmo que seja indicado que os influenciadores classifiquem seus posts patrocinados, é uma prática muito comum que essas publicações sejam feitas sem esse cuidado.

E você, se recordar de alguma dessas campanhas polêmicas? É a favor ou contra o humor em campanhas de cemitério ou até mesmo publicidade de produtos como o cigarro? 

Para mais conteúdos como este, acesse nossa home.

Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket