Fonte: reprodução das mídias sociais

HomeBlogMarketingCaso Diletto: o sumiço da marc...

Caso Diletto: o sumiço da marca de sorvetes artesanais

A famosa marca de sorvetes Diletto foi fundada em 2009 e tinha sua embalagem representada pela imagem de um urso polar, com uma pegada estética vintage. Seus sorvetes e picolés concorriam com marcas como Häagen-Dazs e Bacio di Latte e estavam presentes em mais de 3.000 pontos de venda por 15 estados do Brasil, além de contar com quiosques próprios. Mas qual foi o motivo do sumiço?

A Diletto divulgava em seu site, por meio de um storytelling bem amarradinho, que a receita de seus sorvetes e picolés havia sido criada na Itália por Vittorio Scabin, avô de um dos fundadores, e que – desde 1922 – preparava sorvetes com a neve que caía no norte do país. Porém, precisou abandonar o país na Segunda Guerra Mundial e, desde então, passou a morar em São Paulo.

Após esta história ganhar corpo, em 2014 o Conar (Conselho de Autorregulação Publicitária), através de uma denúncia, investigou e descobriu que a história era falsa, determinando que a marca deixasse isso claro em seu material publicitário, o que acabou não acontecendo.

Foi descoberto que o avô Scabin realmente nasceu na Itália, mas veio ao Brasil com apenas três anos de idade e nunca foi sorveteiro. Os outros dois fundadores ressaltaram que também haviam sido enganados e que foi um grande choque para todos da empresa.

Um dos sócios afirma que em relação aos produtos em si, nunca houve informações falsas. Os ingredientes eram realmente importados da Itália e de outros países, porém a marca foi perdendo força, já que os clientes foram perdendo a confiança e a procura começou a cair.

Em 2017, a marca tentou se reerguer, mas não houve sucesso; já em 2020, com a chegada da pandemia, as vendas caíram quase 90%.

Atualmente a marca ainda está presente no Brasil, mas é difícil encontrá-la, uma vez que não existem mais quiosques e nem loja própria.

Ainda assim, fica a dúvida se a história “mal contada” foi o principal motivo do sumiço, ou se apenas ajudou a fazer a marca sumir do mercado.

Você já sabia desta história? Acha que a história foi fundamental para o desaparecimento da marca?

Para mais conteúdos como este, acesse a nossa home.

Fique por dentro também das nossas mídias sociais.