Na Revista Marketing, do mês de Junho, saiu uma matéria bastante interessante sobre as expectativas dos anunciantes em relação aos serviços prestados pelas agências de publicidade e de marketing, de forma geral.
A matéria, assinada pela jornalista Anna Gabriela Araujo mostra que, em tempos de crise, a relação cliente x agência torna-se fundamental para a “preservação do casamento”.
Tal assunto já foi debatido por este blog, semanas atrás.
A matéria é bem extensa e procurei trazer para este blog, apenas alguns dos muitos dados importantes que traz a reportagem, vejam:
Na pergunta O QUE O ANUNCIANTE MAIS VALORIZA NA APRESENTAÇÃO DE CREDENCIAIS DE UMA AGÊNCIA?
54,9% Cases / Portfólio de clientes
22,9 % Entendimento do negócio e do target
22,3% Inovação e Credibilidade
20 % Equipe e profissionalismo
14,9% Apresentação trabalhada
10,9% Mostrar resultados
6,6% Tamanho / Estrutura
5,7% Estratégia / Pesquisa
2,9% Mídia / Comunicação Integrada
2,3 % Preço / Oferta
Analisando os números acima, tenho uma boa e má impressão.
Fico feliz quando vejo que o preço não é mais (pelo menos é o que mostra a pesquisa) o grande diferencial de mercado. Isso é bom, haja vista, um número absurdo de agências jogando seus honorários lá pra baixo e trabalhando quase de graça.
Porém, fico um pouco triste, ao ver que matérias como: estratégia, pesquisa e mídia não são de grande interesse para os anunciantes. Eles preferem ver trabalhos realizados para outros clientes, que na maioria das vezes, têm problemas e objetivos diferentes da empresa dele.
Amigos de profissão: qual a opinião de vocês, dos números acima apresentados?
