Abrasel espera um faturamento 15% maior que o do ano passado, quando movimentou mais de R$ 8 bilhões.
Por tradição, o Carnaval é a festa que mais gera investimento em diversas cidades e estados brasileiros. Seja com orçamento público, patrocínio privado, ativação de marca ou ações em pontos de venda, o retorno para a economia é garantido tanto no comércio, nos serviços e na rede hoteleira, quanto na geração de empregos formais e informais.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval 2023 movimentou mais de R$ 8 bilhões, e a expectativa para este ano é ainda mais alta. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) projeta faturamento de até 15% maior em relação ao ano passado. Para as marcas, mais especificamente, o retorno do investimento na folia vem em forma de visibilidade, posicionamento, credibilidade, engajamento e, é claro, rentabilidade com o aumento das vendas de produtos.
Ainda segundo dados da CNC, as festividades devem gerar mais de 250 mil empregos temporários neste ano. E, de acordo com o Ministério do Turismo, mais de 45 milhões de pessoas devem passar pelos principais destinos carnavalescos do país.
Estratégias específicas para o Carnaval
“O Carnaval colabora não só com as marcas, mas também com toda a cadeia produtiva. Por isso, realizar experiências junto aos consumidores, de forma segura e alinhada aos propósitos das empresas, é fundamental durante a principal festa do nosso país. Possuir profundo conhecimento da rede de suporte de produtos das marcas com as quais trabalhamos e dos serviços demandados pelo Carnaval nos rendeu o título de Agência do Carnaval“, explica Maíra Holtz, sócia-diretora da Estalo, agência de marketing 360º nascida há 17 anos em Salvador e, atualmente, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, e clientes como 99, Mercado Pago, Guaraná Antarctica, Esporte da Sorte e Seda em sua carteira de ativações durante o Carnaval.
Além das ações promocionais com importantes marcas, a Agência do Carnaval também é responsável, há 7 anos, pela operação de vendas de produtos Ambev com vendedores nas ruas de Salvador atuando nas festas de Recife, Olinda e São Paulo.
“Por ser uma festa muito democrática e popular, o Carnaval abraça diferentes marcas e produtos dos mais variados tipos. Muitas vezes, quando pensamos em Carnaval, logo relacionamos a festa com o marketing e a venda de cervejas e bebidas. Realmente, esse player lidera as ações, mas, atualmente, já percebemos um grande espaço para outros produtos, como maquiagem, shampoo e condicionador, balas e gomas de mascar, snacks e chocolates, maquininhas de cartão, preservativos, aplicativos de transporte e comida, e até plataformas de apostas, mais recentemente”, acrescenta Maíra.
Live Marketing para o fortalecimento da diversidade
Em 2024 a Estalo repete pelo segundo ano consecutivo a parceria com Seda no Fervo da Lud. O objetivo das ativações é proporcionar momentos de alegria e diversão, aumentando ainda mais a conexão entre os foliões e a marca, que possui linhas específicas para todos os tipos de fios.
“Reforçar a beleza, com uma marca pensada especificamente para a diversidade capilar dos brasileiros, nos dá a chance de promover ações significativas e com propósito de empoderamento”, explica Maíra.
As plataformas de apostas chegaram para valer ao Carnaval
Em 2024 a Esportes da Sorte está presente nos carnavais de São Paulo, Recife, Olinda, Salvador, Belo Horizonte e Balneário Camboriú.
“Já investimos nos eventos de Carnaval pelo Brasil há pelo menos três anos, e no pós-pandemia, intensificamos”, contou Darwin Henrique da Silva Filho, CEO do Grupo Esportes da Sorte.
“Com o objetivo de dar visibilidade, aumentar a exposição e criar uma consistência de marca, criamos estratégias de ativação para posicionar a Esportes da Sorte de forma orgânica, tanto nos blocos quanto nos camarotes, para que o público compartilhe os momentos divertidos. A mensagem para os foliões é que a marca está presente em todos os momentos de diversão. Então, teremos distribuição de brindes como boné, viseira, copo, bandana, tatuagem, abanador, cartola e chapéu; plataforma com câmera 360º e túnel de vídeo nos camarotes; e cabine de glitter”, adianta a sócia-diretora da Estalo.
Sobre a Estalo
Agência de marketing 360º que assina criações e ativações para marcas como Ambev, Unilever, BRF, Nestlé, H2OH!, Pepsi, Habib’s, Hershey’s, Sanofi, Três Corações, entre outras. Com atuação nacional e 17 anos de experiência no mercado, conta com escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Especialista em live marketing, soma ao seu portfólio serviços como estratégia, conteúdo, PR stunt, brand activation, promo, PDV transformation, talks e congressos, lançamentos e eventos. Reconhecida como a agência do Carnaval, há 7 anos é responsável por toda a operação de vendas de produtos Ambev com vendedores nas ruas de Salvador, já atuando também nas festas de Recife, Olinda e São Paulo. Já assinou ativações para marcas como 99, Mercado Pago, Guaraná Antarctica e Seda, por exemplo, durante os principais carnavais do Brasil. Mais informações: @estalobr
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