Hoje no Canto do Estudante vamos conhecer algo que confunde muita gente, mas que é essencial aos estudantes, pois representa grande parte das oportunidades de estágio e de trabalho em geral: as agências de publicidade.
Logo que você entra na faculdade, já percebe muita gente tentando se identificar com cada departamento, mas eu – ao ouvir alguém falar que era Mídia, por exemplo – já fiquei confusa.
No meu primeiro ano, acreditava que era todo mundo de Criação, mas não é tão simples assim. As agências – como todas as empresas – têm os mais variados cargos e posições.
Nesta edição do Canto do Estudante, vamos te mostrar que nem sempre é necessário criar, literalmente falando, quando se trabalha numa agência.
Mas lembre-se: é importante ressaltar que cada empresa tem a sua própria estrutura, e aqui vamos te dizer as formações mais populares, combinado?
O que é uma agência de Publicidade?
Basicamente, uma agência de publicidade é responsável por auxiliar um anunciante em todos os processos relacionados à publicidade, desde o planejamento, produção, criação, até a veiculação de campanhas publicitárias.
Departamentos de uma Agência de publicidade em ordem de processos
1- Atendimento ou Profissional de Negócios
É responsável pela comunicação entre agência e anunciante. É ele quem faz o meio de campo entre os departamentos da agência depois de montar o briefing, elaborado a partir de informações baseadas nas necessidades do cliente.
2- Planejamento
Utiliza toda a comunicação estabelecida pelos profissionais de atendimento e criam um norte para criação, desenvolvendo as melhores estratégias para a campanha.
3- Projetos
Uma área relativamente nova, na qual os profissionais focam em apenas um área específica e pontual, são os responsáveis por um projeto importante.
4- Criação
A área mais popular entre iniciantes da publicidade, formatação de ideias de campanhas com o direcionamento vindo do planejamento.
Usualmente é formada por um profissional de redação e um diretor de arte, resultando em uma dupla de criação, a qual normalmente responde a um diretor de criação que supervisiona o trabalho.
5- Mídia
Responsável por trabalhar com a verba do cliente, estabelecendo as melhores estratégias e planos para aplicar o budget do anunciante no tempo, frequência e local mais adequados.
6- Business Intelligence
O departamento de Business Intelligence faz a aferição e refinamento dos dados do anunciante com o objetivo de aprender a informação necessária para aumentar o lucro do cliente.
7- Social Media
O Social, como é chamado, cuida de toda a estratégia, postagem, mensuração, produção de relatórios para report e, em alguns casos, produção de conteúdo para as mídias sociais do cliente, a qual pode contar também com o trabalho de SAC, gerando interação e promovendo engajamento.
8- SEO
Área crescente nas agências, o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que potencializam e melhoram o posicionamento do seu site nas páginas de resultados orgânicos como o Google, por exemplo.
Ficou curioso sobre como funciona na prática uma agência real? Aqui no Creativosbr temos, de tempos em tempos, o Creativosbr Day, que possibilita a visita e experiência de um dia numa agência de verdade. Caso tenha interesse, envie um e-mail para guilherme.crespo@agenciacreativosbr.com que, assim que tiver novas vagas, entraremos em contato