CreativosBR

Fonte: divulgação

HomeBlogCannes LionsCannes Lions: a história por t...

Cannes Lions: a história por trás do Leão

Há mais de sete décadas, a famosa cidade à beira-mar no sul da França se transforma em um epicentro global de criatividade, inovação e inspiração. O Festival de Criatividade de Cannes é o mais importante e reconhecido festival de publicidade do mundo.

A história começou em 1953 quando os profissionais da SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies) criaram o festival com o objetivo de reconhecer e premiar a excelência criativa na publicidade – além de promover a indústria. Entretanto, com o crescimento e grande reconhecimento, o Cannes Lions se tornou um evento global e a maior referência para os profissionais criativos do mundo, oferecendo prêmios em diversas categorias e cada vez mais inspirando a indústria a elevar constantemente seus padrões criativos.

Inicialmente, tinha apenas uma categoria: Filmes (se referindo a anúncios publicitários). Porém, desde a década de 90, novas categorias começaram a surgir e hoje os prêmios incluem o Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze, entre outros.

Mas por que o prêmio é um leão? Esta é, sem dúvidas, uma das maiores dúvidas do público. A inspiração para o nome do troféu veio do Festival de Cinema de Cannes e a Palma de Ouro. Os organizadores procuravam algo que representasse a excelência criativa na publicidade e, nada melhor do que o leão que tem características como força, coragem e nobreza.

Além de destacar os trabalhos criativos, o Cannes Lions se tornou palco para discussões sobre temas importantes da indústria da comunicação. Com palestras, debates e painéis que contam com a presença de profissionais de agências, marcas e veículos de todo o mundo, o evento conta com 30 das mais diversas categorias para todos os profissionais aprenderem, se conectarem e fazerem networking.

Em junho de 2023, foi comemorada a 70a edição do festival e um fato curioso é que o Brasil é um dos países mais premiados ao lado dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha.

Diante disso, entendemos porque o Festival de Criatividade de Cannes é o mais importante e reconhecido da publicidade. Além de ser um marco essencial para profissionais da publicidade, o Cannes Lions evolui cada vez mais ao longos dos anos, sempre refletindo as mudanças da sociedade e da indústria da comunicação. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de junho e promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

O Creativosbr tem o patrocínio da Carrega+ e Eletromidia para a cobertura do Cannes Lions 2024. Fique por dentro de tudo o que acontece no maior festival de criatividade do mundo!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket