O Cannes Lions 2025 está cada vez mais próximo e, claro, cheio de novidades e atualizações aos participantes.
Se você ou sua agência estão pensando em inscrever um case, vale se atentar às mudanças do prêmio para este ano, além de orientações do corpo de jurados. Justamente por saber que a sua rotina é corrida, selecionamos de forma descontraída e prática parte dessas orientações para facilitar sua busca pelo próximo – ou primeiro – Leão.
As principais modificações tanto para inscrição de cases quanto para análise do júri dizem respeito à inclusão. Confira abaixo 3 das principais novidades para o Cannes Lions 2025:
Redefinição da categoria Glass
Esta é uma categoria recente na premiação que ganhou grande destaque por incluir cases com diversidade de gênero. Entretanto, a sua notoriedade foi tamanha que o Festival aumentou a abrangência da categoria para cases além de questões de gênero, se posicionando como uma categoria de caridade, inclusão e pluricultural.
Expansão da categoria Leão Creative Business
Até a edição do ano passado, esta categoria era destinada a cases que traziam mudanças significativas ou inovadoras na empresa anunciante através da criatividade.
Para 2025, a categoria avaliará também a visão estratégica envolvida para a criação do case, focando não apenas nos resultados, mas também em todo o “por trás” antes dos resultados finais.
Inclusão cultural e auditiva
Até a edição do ano anterior, os cases não necessariamente precisavam ser legendados em inglês, apesar de muitos vencedores já adotarem essa prática.
Para 2025, será obrigatório que todos os cases possuam a legenda tanto para facilitar o entendimento dos cases para todos os jurados, independentemente da sua língua-mãe; quanto para possibilitar maior inclusão social a jurados e participantes com qualquer tipo de deficiência auditiva.
De acordo com os representantes do Cannes Lions, a experiência publicitária deve ser significativa para as pessoas, transmitindo valores e despertando a curiosidade dos espectadores.
Segundo Vannesa Giannotti, ex jurada na categoria mídia no Cannes Lions 2024, os diferentes contextos históricos que dão a visão multicultural rica que o Cannes Lions propõe. Além disso, a publicitária afirma que principalmente na categoria de mídia é essencial ter um pensamento de media first, com dados mensuráveis e extremamente técnicos e sensíveis. Afinal, “o president do júri seta muito o tom das discussões, e por isso as ideias devem ser escaláveis. Porque devem gerar inspiração”, complementa Vanessa.
Caso tenha se empolgado com as novidades de inscrição dos cases no Festival, você pode conferir o kit completo de inscrição através do site oficial do Cannes Lions.
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