O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, o maior e mais prestigiado do mercado publicitário, traz novidades importantes para sua edição de 2025.
Além das categorias já conhecidas: Classic, Craft, Engagement, Entertainment, Experience, Good, Health, Strategy e Titanium, o Festival realizou algumas mudanças neste ano.
Para entender melhor cada uma e seus requisitos, clique aqui: “Entenda as categorias da premiação do Cannes Lions”.
Confira a seguir as principais mudanças para 2025:
Glass: The Lion for Change está ainda mais inclusiva
No seu 10º aniversário, a Glass Lions expande seu escopo. A partir deste ano, a categoria deixará de olhar exclusivamente para questões de gênero e passará a reconhecer trabalhos que promovem uma representação mais justa e equitativa para diversas comunidades: desde deficiência e raça até sexualidade e desigualdade social.
Os participantes deverão indicar qual comunidade específica o trabalho busca representar, explicar o problema que está abordando e demonstrar como a ideia gera um impacto significativo e duradouro na comunidade.
Social & Influencer se torna Social & Creator Lions
O nome muda e o escopo também. A categoria passa a refletir a evolução da economia criadora no contrário do marketing. Agora, com cinco novas subcategorias, o foco é promover o melhor marketing liderado por criadores do mundo e celebrar o papel fundamental que os criadores desempenham na formação e amplificação das mensagens da marca.
Design Lions com foco na transformação
O Design Lions agora conta com a seção Design Transformativo, que celebra projetos inovadores e visionários que demonstram como o design pode moldar comportamentos, promover objetivos sociais e ambientais e estabelecer novos padrões de criatividade e impacto. A proposta é destacar não apenas trabalhos que se destacam, mas também impulsionam progresso e inovação reais, celebrando o poder do design de promover mudanças em diversos contextos, desde a criação de espaços acessíveis e inclusivos até o uso original da tecnologia que redefine a forma como as pessoas interagem com o mundo.
Creative B2B Lions mais claro e preciso
Para tornar as avaliações mais assertivas, agora é obrigatório indicar se o trabalho se refere a uma dessas opções:
• um modelo B2B tradicional (empresa para empresa);
• uma parceria entre empresas para alcançar consumidores;
• um trabalho que visa atrair consumidores como forma de engajar um cliente empresarial.
Creative Business Transformation Lions ainda mais completo
Duas novas subcategorias foram adicionadas. A Transformative Strategy, que reconhece os insights originais e a visão estratégia que impulsionaram a transformação e a Employee Experience, que reconhece como as organizações engajaram seus colaboradores para gerar apoio interno.
Nova subcategoria: Long-Term Brand Platform
Agora, há reconhecimento específico para plataformas de marca duradouras, as quais se mantêm relevantes, criativas e eficazes por, no mínimo, três anos. Essa subcategoria estará presente em diversos Lions, demonstrando eficácia a longo prazo na construção do valor da marca, no fomento da fidelidade e na entrega de resultados comerciais mensuráveis por meio de esforços contínuos e criativos de comunicação.
Retail Media ganha protagonismo
A ascensão da mídia de varejo no cenário atual se traduz em uma nova subcategoria dentro dos prêmios Media Lions e Creative Commerce Lions, reconhecendo trabalhos que demonstrem o uso eficaz da mídia de varejo como um canal estratégico para engajar consumidores e aumentar a relevância da marca.
Nova subcategoria em Description: Excellence
Há também uma nova subcategoria que premia descrições de imagens e textos alternativos pensados para pessoas com deficiência visual. A subcategoria foi adicionada aos prêmios Digital Craft Lions e Industry Craft Lions e a ideia é reconhecer textos que elevam a acessibilidade e a experiência do usuário ao mesmo tempo em que expressam criatividade e a voz da marca. Os trabalhos devem demonstrar descrições de imagens impactantes e bem elaboradas que transmitam informações importantes, evoquem um clima e comuniquem a essência da marca para pessoas cegas e com baixa visão.
Submissões mais completas e acessíveis
• A partir de agora, há uma pergunta obrigatória nas inscrições, questionando diretamente como a ideia criativa ajudou a marca a atingir seus objetivos;
• Legendas em vídeos: em 2025, elas passam a ser obrigatórias para o Glass Lions e altamente recomendadas nas demais categorias. A partir de 2026, serão exigidas em todos os vídeos enviados ao Festival.
As mudanças no Festival de Cannes Lions 2025 não só acompanham as tendências do mercado, mas reforçam a responsabilidade da indústria em promover transformação e construir um futuro mais diverso e acessível para todos.
Fonte: Cannes Lions
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