Creativosbr

Fonte: Advertising Council Australia

Cannes Lions 2025: confira as principais mudanças nas categorias

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, o maior e mais prestigiado do mercado publicitário, traz novidades importantes para sua edição de 2025.

Além das categorias já conhecidas: Classic, Craft, Engagement, Entertainment, Experience, Good, Health, Strategy e Titanium, o Festival realizou algumas mudanças neste ano. 

Para entender melhor cada uma e seus requisitos, clique aqui: “Entenda as categorias da premiação do Cannes Lions”.

Confira a seguir as principais mudanças para 2025:

Glass: The Lion for Change está ainda mais inclusiva

No seu 10º aniversário, a Glass Lions expande seu escopo. A partir deste ano, a categoria deixará de olhar exclusivamente para questões de gênero e passará a reconhecer trabalhos que promovem uma representação mais justa e equitativa para diversas comunidades: desde deficiência e raça até sexualidade e desigualdade social. 

Os participantes deverão indicar qual comunidade específica o trabalho busca representar, explicar o problema que está abordando e demonstrar como a ideia gera um impacto significativo e duradouro na comunidade. 

Social & Influencer se torna Social & Creator Lions

O nome muda e o escopo também. A categoria passa a refletir a evolução da economia criadora no contrário do marketing. Agora, com cinco novas subcategorias, o foco é promover o melhor marketing liderado por criadores do mundo e celebrar o papel fundamental que os criadores desempenham na formação e amplificação das mensagens da marca. 

Design Lions com foco na transformação

O Design Lions agora conta com a seção Design Transformativo, que celebra projetos inovadores e visionários que demonstram como o design pode moldar comportamentos, promover objetivos sociais e ambientais e estabelecer novos padrões de criatividade e impacto. A proposta é destacar não apenas trabalhos que se destacam, mas também impulsionam progresso e inovação reais, celebrando o poder do design de promover mudanças em diversos contextos, desde a criação de espaços acessíveis e inclusivos até o uso original da tecnologia que redefine a forma como as pessoas interagem com o mundo.

Creative B2B Lions mais claro e preciso

Para tornar as avaliações mais assertivas, agora é obrigatório indicar se o trabalho se refere a uma dessas opções: 

• um modelo B2B tradicional (empresa para empresa);

• uma parceria entre empresas para alcançar consumidores;

• um trabalho que visa atrair consumidores como forma de engajar um cliente empresarial. 

Creative Business Transformation Lions ainda mais completo

Duas novas subcategorias foram adicionadas. A Transformative Strategy, que reconhece os insights originais e a visão estratégia que impulsionaram a transformação e a Employee Experience, que reconhece como as organizações engajaram seus colaboradores para gerar apoio interno. 

Nova subcategoria: Long-Term Brand Platform

Agora, há reconhecimento específico para plataformas de marca duradouras, as quais se mantêm relevantes, criativas e eficazes por, no mínimo, três anos. Essa subcategoria estará presente em diversos Lions, demonstrando eficácia a longo prazo na construção do valor da marca, no fomento da fidelidade e na entrega de resultados comerciais mensuráveis ​​por meio de esforços contínuos e criativos de comunicação.

Retail Media ganha protagonismo

A ascensão da mídia de varejo no cenário atual se traduz em uma nova subcategoria dentro dos prêmios Media Lions e Creative Commerce Lions, reconhecendo trabalhos que demonstrem o uso eficaz da mídia de varejo como um canal estratégico para engajar consumidores e aumentar a relevância da marca. 

Nova subcategoria em Description: Excellence 

Há também uma nova subcategoria que premia descrições de imagens e textos alternativos pensados para pessoas com deficiência visual. A subcategoria foi adicionada aos prêmios Digital Craft Lions e Industry Craft Lions e a ideia é reconhecer textos que elevam a acessibilidade e a experiência do usuário ao mesmo tempo em que expressam criatividade e a voz da marca. Os trabalhos devem demonstrar descrições de imagens impactantes e bem elaboradas que transmitam informações importantes, evoquem um clima e comuniquem a essência da marca para pessoas cegas e com baixa visão.

Submissões mais completas e acessíveis

• A partir de agora, há uma pergunta obrigatória nas inscrições, questionando diretamente como a ideia criativa ajudou a marca a atingir seus objetivos;

Legendas em vídeos: em 2025, elas passam a ser obrigatórias para o Glass Lions e altamente recomendadas nas demais categorias. A partir de 2026, serão exigidas em todos os vídeos enviados ao Festival.

As mudanças no Festival de Cannes Lions 2025 não só acompanham as tendências do mercado, mas reforçam a responsabilidade da indústria  em promover transformação e construir um futuro mais diverso e acessível para todos.

Fonte: Cannes Lions

O Creativosbr tem o patrocínio da NEOOH para a cobertura do Cannes Lions 2025. Fique por dentro de tudo o que acontece no maior Festival de criatividade do mundo!

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *