Creativosbr

Fonte: reprodução Cannes Lions

Cannes Lions 2025: confira as novidades do Festival

Entre os dias 16 e 20 de junho de 2025, acontecerá a 72ª edição do Festival de Cannes Lions, na França.

Dobrando o financiamento para fornecer €2 milhões em passes gratuitos para talentos sub-representados e comunidades desassistidas através do ERA Pass (Equidade, Representação e Acessibilidade), o Chief DEI Officer, Frank Starling, afirmou que o aumento do investimento é crucial para continuar a impulsionar o progresso, tanto para o Festival quanto para a indústria.

Starling contou que: “o passe ERA desempenha um papel importante em fomentar uma representação global de talentos na indústria de comunicações criativas no Cannes Lions, e até o momento nossas oportunidades financiadas alcançaram criativos em 46 países globalmente. Com o Festival como o destino para todos os que trabalham com criatividade, reconhecemos a importância de criar acesso equitativo, e é por isso que estamos priorizando o aumento da representação do Sul Global para apoiar uma maior diversidade de vozes e perspectivas da região no Festival.” – As inscrições para o ERA Pass já estão abertas.

Além disso, algumas mudanças também foram anunciadas hoje. A categoria “Glass: The Lion for Change” comemora 10 anos e foi lançada para promover trabalhos que utilizam a criatividade para impulsionar uma comunicação mais positiva, progressista e consciente de gênero.

Marian Brannelly, Diretora Global de Prêmios do Lions, afirmou que agora é o momento de evoluí-la. “A representação de gênero continua essencial e, após consultas e pesquisas, agora é necessário evoluir o Lion para reconhecer a importância da interseccionalidade, desde deficiência e raça até sexualidade e desigualdade social. Este Lion é um prêmio para a mudança. Ampliar o escopo nos permite celebrar ideias que promovam uma representação mais equitativa para uma gama mais ampla de comunidades e, também, refletem a importância de incluir uma autenticidade inclusiva ao longo do processo criativo”, comentou a profissional.

A categoria The Social & Influencer Lions foi renomeada para “Social & Creator Lions”, reconhecendo o papel cada vez mais importante dos criadores no cenário atual. Recentemente, a Research Nester estimou que o mercado da economia dos criadores deve ultrapassar US$ 600 bilhões até o final de 2036.

Alinhado a isso, o Lions Creators – experiência de aprendizado personalizada para a economia dos criadores – irá retornar ao Festival para o segundo ano, oferecendo um espaço para os criadores aprenderem a construir seus negócios de maneira sustentável e eficaz.

Terá também uma subcategoria para celebrar plataformas de marca de longo prazo. Ela estará presente em várias edições e irá reconhecer plataformas de marca que demonstrem eficácia a longo prazo na construção de valor de marca, fomentando lealdade e gerando resultados mensuráveis por meio de esforços contínuos de comunicação criativa.

Em outras partes do Festival, será lançada uma nova iniciativa, a Country Pavilions, que promoverá uma representação global maior de países no Cannes Lions.

Thea Skelton, VP de Festivais do Lions, comentou: “Sabemos que a criatividade é uma alavanca poderosa para o crescimento econômico. A economia criativa global está estimada em US$ 985 bilhões e pode representar 10% do PIB global antes de 2030, de acordo com o think tank G20 Insights. Com esse ritmo e escala, acreditamos que países e governos têm a oportunidade de potencializar sua economia criativa ao mostrar suas capacidades no Cannes Lions diante de algumas das mentes mais influentes da indústria.”

Esta vila global irá oferecer aos países a oportunidade de mostrar a criatividade local no palco global, promover economias criativas e servir como um hub para sessões de aprendizado, além de se beneficiar de redes entre países. Um palco de conteúdo dedicado irá acompanhar os pavilhões e apresentará conteúdo e perspectivas verdadeiramente globais.

As inscrições para o Call for Content do Cannes Lions abrem hoje e, segundo o site do Festival, propostas são bem-vindas de qualquer pessoa, em qualquer lugar, e todas as inscrições para falar no palco devem ser feitas através do portal de conteúdo dedicado.

Fonte: Festival Cannes Lions

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *