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Cannes 2024: a edição dos recordes e revoluções

A publicidade é uma savana. Me dei conta disso quando, ainda bem no começo dos estudos, como publicitário, uma vez que já era, ao menos de formação, marketeiro, tive contato com os Reis dessa savana. Localmente, aqui no Brasil, temos a Coruja, que premia de forma bastante ampla vários dos principais profissionais das várias atividades do mercado; são produtores, criadores, estrategistas, mídias, atendimentos, líderes da indústria. Muito disso se dá pelo destaque brasileiro no negócio de comunicação. Somos, aos olhos do mundo, uma referência. Ora pela maneira exclusiva de fazer negócio, afinal de contas ainda somos tradicionais, mantendo um padrão de outrora, que uma parcela grandiosa dos demais países, com força de comunicação, já se adaptaram. O Brasil dá comunicação é diferente mesmo e devemos ter um tremendo orgulho disso.

Outro bicho famoso, dessa vez mundialmente falando, é o Leão, lá de Cannes. Aquele que for do mercado de comunicação e nunca sonhou em ter um Leão para chamar de seu, só pode estar escondendo seus sentimentos. Em sua 71 edição, O Cannes Lions premiará em 30 categorias os profissionais das áreas principais do nosso negócio, sempre tomando como base a criatividade. Aí a melhor parte do negócio. Quando se pensa em criatividade, pensamos nos filmes e peças brilhantes e, evidentemente, isso está correto. A publicidade é, de modo geral, bem representada pelo slogan, pelo manifesto, cores, brilhos, sinais e tudo que abrilhantar as marcas e seus momentos de conexão (que há muito tempo deixaram de ser o break). Mas o ecossistema todo muito mais do que se transformar e adaptar, vem exigindo a tal da criatividade. Por exemplo Social & Influencers é sobre um negócio “recente”, e que ganha nossas nuances o tempo todo, tornando-se quase que um meio, de fato, de comunicação. Imagine ser criativo em um mercado tão específico e repleto de condicionais como o de Health & Wellness. Pense agora em, como usar de forma efetiva um negócio super tradicional e, ao menos por aqui, ainda bastante significativo como Rádio… que inclusive já é uma categoria mais ampla, Audio & Radio. Não é por menos que o empresário conhecido pelos foguetes que dão ré, que reinventou o modo de fabricar carros autônomos e, por fim trabalha duro para fazer o  “ex Twitter” virar o atual “X”, Elon Musk, confirmou sua presença como um dos speakers do evento. Vozes como a de Elon mostra que, criatividade, vai além, muito além, de um bom filme.

Desde a edição 70, em 2023, os lists trazem algumas tendências e, na edição 71, não será diferente. Inteligência artificial a frente das principais produções, games e esportes como centro da conversa, em especial com Euro Copa, Copa América e Olimpíadas e por fim a conexão constante entre on, off e experience, que traduzem muito disso com os influenciadores no mundo das novas personalidades. Essa é uma afirmação certeira tomada pelos poucos shorts lists liberados até aqui. Um dos pontos altos em todas as três frentes de destaque é a manutenção da conversa com temas delicados. Mulheres no centro, culturas no centro. Por incrível que pareça as short lists com um show de tecnologias, coloca o humano no centro de um mundo melhor. É sempre como a comunicação fosse capaz de nortear não apenas ao consumo, mas também a ideologia mais pacífica, mais integrada e até mais tolerante. A indústria da publicidade sempre teve esse compromisso de antecipar movimentos, mas nessa edição me parece que somos atores principais em um processo de construção de consciência e, modéstia a parte, publicitários sabem bem usar.

Os esportes estão em alta, pela sazonalidade mas aqui também, temos a curadoria do movimento consciente. Muitas das imagens usadas são de atletas, mulheres. O futebol, por exemplo, super tradicional as figuras masculinas, as mulheres e meninas aparecem. O mesmo acontece para campanhas que valorizam o cuidado com a saúde feminina, ideologia de gênero passando por cima de alguns marcos tradicionais, e ainda bastante vivo, em algumas culturas.

Por fim, tudo isso vem com uma dose generosa de AI. Isso é e deverá permanecer como caminho para desenvolvimento de peças, imagens, sons, vídeos, estratégias. Não há mais territórios onde a jornada compartilhada de AI com a sabedoria humana, não esteja presente. Aqui na Crane usamos em nossas apresentações uma frase do Bruce Lee e que, no início dessa jornada de AI (sim, só estamos começando)

“Empty your mind; be formless, shapeless like water.”

O mercado será testado, desafiado e precisará se adaptar a nova tecnologia que já revoluciona, mas irá muito mais além. Vamos combinar, aqui que, tratando-se de publicidade o Brasil lidera o papo! Depois de um recorde de inscrições e jurados brasileiros, 2024 já quebra recordes, mais uma vez! Serão trinta e seis profissionais brazucas avaliando os milhares de trabalhos enviados de todo o Mundo. Tenho a honra de conhecer alguns desses profissionais e, a considerar o histórico deles, teremos uma régua alta demais nos critérios de avaliação.

Vamos seguir conectados aqui e acompanhar os shorts lists que ainda serão liberados e vejamos os grandiosos e divertidos dias pela frente. Aqui no Creativosbr, vamos cobrir tudo!

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