Creativosbr

Fonte: envato

Campanhas que foram mal recebidas pelo público

As campanhas publicitárias são planejadas e criadas pensando na reação de um público, mas o que acontece se – por uma falha no processo de criação ou da compreensão de um público – o resultado é ruim?

Isso pode acontecer e já aconteceu com várias campanhas, inclusive de marcas grandes. Nessa lista temos alguns casos para você sentir um pouco de vergonha alheia.

PEPSI

PEPSI Kendall Jenner So Controversial Commercial

Esse comercial estrelado pela Kendall Jenner foi um desastre. Criticado por tentar capitalizar com os protestos do Black Lives Matter e relativizar a violência policial sofrida por muitos nesses protestos, a Pepsi tentou  adicionar a conversa e só conquistou uma onda de indignação.

NOVALFEM

Novalfem – Sem Mimimi

 Campanha que trouxe muita dor de cabeça para o remédio, a música cantada pela Preta Gil chamava a dor que muitas mulheres passam mensalmente de MIMIMI, ainda em um momento falando que “Mulher forte não pode ficar parada”, sendo que 70% das mulheres já relataram se sentir impossibilitadas por causa da cólica menstrual.

As respostas ao anúncio foram as piores possíveis, resultando em diversos boicotes à marca, que acabou pedindo desculpas ao seu público.

SANTHER 

Personal Vip Black

campanhas-Santher.png

Um papel higiênico preto já é um produto que causa certa estranheza, mas o slogan da marca e a hashtag escolhida foram as mais criticadas. O termo Black is Beautiful é usado pela comunidade negra para legitimar a beleza que foi tão negada a essa comunidade. Como uma forma de ressaltar aspectos culturais e usar uma hashtag que se tornou tão inerente e preciosa para uma comunidade num papel higiênico, chega a ser ofensivo. Com certeza faltou um pouco de tato para essa campanha.

MCDONALD’S 

McDonald’s Dead Dad Advert – Commercial

A publicidade McDonald ‘s costuma ser criativa e bem recebida, mas essa peça trouxe muita controvérsia na época. A problemática veio da ideia de que a marca estaria se aproveitando do luto de crianças para vender mais lanches.

O comercial é sobre um menino que perdeu o pai, e a maior ligação entre os dois é que eles gostam do mesmo lanche. Depois de muita polêmica, o comercial saiu do ar.

E aí? Você concorda com os problemas desses anúncios ou acha que eles são totalmente inocentes? Se você gostou, tem mais conteúdo como esse no nosso portal.

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *