O estereótipo de gênero é algo que nós não pensamos o tempo todo. Em geral, só aceitamos o mundo como ele é, e é por isso que ter campanhas como essas que questionam a realidade é importante, para nos tirar do modo automático.
Abaixo temos três campanhas que quebram os estereótipos de gênero.
Propaganda a Audi rebate o estereótipo de gênero
Nesse filme publicitário, com roupagem infantil, podemos perceber vários jeitos “adultos” de se pensar.
Desde as ilhas de brinquedo serem separadas em azul e rosa, ao fato de que todos os carrinhos de brinquedo queriam que a menina se sentasse no banco do passageiro ao invés do motorista.
Na segunda parte do comercial, vemos mais liberdade contra as regras rígidas de gênero, com garotas brincando de futebol e soldadinhos no meio de uma festa do chá.
Tudo isso faz parte de uma campanha chamada #cambiamoseljuego que, para essa peça, adotou o slogan “Brincar como dirigir, não deveria ser sobre gênero”, advogando por um brincar mais livre.
O futebol é outra área dominada por homens, então a Heineken criou uma campanha para um grupo de fãs apaixonados, mas pouco reconhecidos: as mulheres.
No que você pensa quando pensa em bombeiros ou médicos?
Há uma boa chance de você ter pensado em homens ao invés de mulheres, e essa campanha de conscientização da Inspiring the Future fala exatamente sobre isso.
Qual é a idade onde esse tipo de preconceito para de ser só uma premissa e se torna uma certeza? O experimento com essas crianças vai te surpreender.
E aí? Gostou das campanhas? Nós temos mais conteúdo como esse aqui no nosso portal!