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Serviceplan - How to Quit - OOH
Fonte: Divulgação

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Campanha transforma comprimidos em linha telefônica para combater a crise de opioides nos EUA

“855-How-to-Quit” oferece suporte emocional por meio de depoimentos de quem conseguiu se livrar do vício; campanha tem produção sonora a cargo da brasileira DaHouse

A cada seis minutos, uma pessoa morre nos Estados Unidos em decorrência do uso descontrolado de opioides – medicamentos com efeitos analgésicos e sedativos potentes. Atualmente, estima-se que 2,1 milhões de pessoas no país sofram de transtornos por seu uso indevido e pelo vício desenvolvido.

Na ausência de apoio gratuito e efetivo pela rede de saúde para esse público, uma coalizão de entidades, especialistas e ativistas foi formada para lançar a campanha “855-How-To-Quit”. Idealizada pela agência Serviceplan Innovation, de Munique, a iniciativa usa os códigos de letras e números presentes nos comprimidos de cada medicamento para gerar diferentes linhas telefônicas que oferecem suporte para viciados em 30 dos mais populares opioides.

Suportada por um plano de comunicação presente em TV e mídias out of home, impressa, digital e de ponto de venda, a ação convida pessoas que enfrentam o problema a digitar em seus telefones os números e letras correspondentes – prática comum nos EUA. Como exemplo, para mais informações sobre o vício em codeína (pílula que traz a inscrição IP33), o paciente disca 855-469-86-7848-4733 (considerando o termo “how to quit” e as demais letras indicadas no teclado do telefone).

Ao ligar, é possível ouvir o relato de pessoas reais que enfrentaram o mesmo problema pelo uso excessivo daquele medicamento específico e que conseguiram, por meio de diferentes técnicas, se livrar do vício. Cada depoimento foi desenvolvido com a ajuda de especialistas em dependência, treinados para incluir informações médicas importantes, bem como a possibilidade de conexão direta para um número de emergência.

Gratuitas, as ligações estão disponíveis para todos os 50 estados americanos 24 horas por dia, sete dias por semana. Conteúdos especiais e as gravações também estão disponíveis no portal 855-how-to-quit.org.

“Receber o apoio de pessoas que enfrentaram situações semelhantes aumenta as chances de recuperação em pelo menos 26%. Por meio dessas linhas de suporte, pessoas necessitadas estão se conectando com outras que enfrentaram problemas e desafios semelhantes, superaram o vício com sucesso e estão vivendo plenamente. Essa ligação pode proporcionar uma sensação de compreensão que ajuda a combater sentimentos de solidão e isolamento – gatilhos comuns para recaídas ou uso continuado”, destaca Erika Ball, fundadora e diretora da We Are Those People, entidade dedicada à defesa do tratamento de saúde mental com base em pesquisas e uma das participantes da campanha.

Para potencializar a eficácia da comunicação, as peças ganharam veiculações otimizadas por geolocalização. Em mercados como a Filadélfia, por exemplo, mensagens ligadas ao fentanil e à oxicodona são mais populares, diante do consumo abusivo desses medicamentos. Já em Washington, as peças trazem principalmente as imagens e códigos da hidrocodona. Além disso, a mídia OOH foi estrategicamente pensada para estar próxima de farmácias e outros pontos de acesso a medicamentos.

Junto à We Are Those People, a iniciativa é assinada por players como a PAIN, ONG especializada em serviços de reabilitação, suporte emocional e outros problemas causados por abuso de substâncias; e pela consultoria de saúde Anzen Health, junto a artistas, especialistas e ativistas como Jeffrey Stockbridge, Flindt Andersen, Pamela Smith, Sober Sammy, and Ronny Morales.

Com criação da Serviceplan Innovation, de Munique, a campanha contou ainda com participação da brasileira DaHouse, responsável por toda a produção sonora; as agências de design Raw Materials (Nova York) e Kimera (Berlim); e a produtora JOJX Los Angeles, entre outros parceiros de mídia como Talon e Mediaplus.

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