Projeto de marketing digital conduzido pela Macfor multiplica engajamento nas redes sociais
A Bunge Professional, que tem como propósito ir além da entrega de produtos para seu público empreendedor, atuando como um parceiro que oferece também expertise para a evolução dos negócios, está ampliando seu alcance por meio de uma estratégia digital mais robusta, tendo o e-commerce como figura central. O trabalho é conduzido em parceria com a Macfor, que atua junto à empresa desde 2021 e, nesses dois anos, foi responsável pela estratégia de marketing digital B2B que ampliou a conexão da marca com os setores de padarias, confeitarias e restaurantes no Brasil.
Como parte da construção desse case digital, a Bunge Professional lançou seu primeiro e-commerce e, em 2023, terá foco no crescimento dessa nova plataforma de vendas, intitulada Loja Bunge Professional (loja.bungeprofissional.com.br). “Essa novidade faz parte de um projeto mais amplo, iniciado há dois anos. A Macfor criou uma estratégia de marketing data driven através de análise de dados sobre o público, canais e segmentações. A campanha de lançamento foi um sucesso e todas as previsões otimistas de resultado foram batidas”, explica Fabricio Macias, co-CEO da Macfor.
Ao longo do projeto, a Bunge Professional atingiu aumento de métricas considerável em 2022, com crescimento de 240% em impressões, 270% em alcance, 103% em cliques, 182% em engajamento e 130% em views no WhatsApp. Os resultados ocorrem em cima de números muito bons já em 2021, quando houve 281% de aumento em visualizações de vídeos da Bunge Profissional em redes como o Facebook e YouTube, alta de 67% no engajamento do Instagram, 232% de crescimento em geração de leads B2B para a Academia Bunge, mais 23% em novas inscrições no YouTube e aumento de 19,6% em seguidores no Instagram.
O projeto da Macfor incluiu campanhas de mídia, vídeos de receitas, motions e anúncios segmentados para o público B2B nas regiões de maior atuação da Bunge. Algumas das ações de maior destaque foram o lançamento do mascote da Bunge Profissional, o Fortunato. O personagem em 3D se constituiu em uma persona, sendo a cara da marca para dialogar com o seu público.
“Promover o crescimento de redes sociais, principalmente em engajamento e seguidores, é um grande desafio para empresas B2B, pois estamos falando com um público de nicho e com objetivos comerciais. A criação de conteúdo deve ser cativante e, ao mesmo tempo, informativa e passar credibilidade. Ver essas marcas alcançadas em 2022 mostra como é possível atingir bons resultados em marketing de performance em empresas desse tipo”, analisa Fabricio Macias, da Macfor.
Outra das ações realizadas no período foi a Academia Bunge, iniciativa de serviços, assessoria e consultoria que traz chef especializados em panificação, confeitaria, culinária e indústria para troca de informações, oferecendo soluções inovadoras para aprimorar as técnicas dos profissionais. O trabalho da Macfor para essa prática incluiu a estratégia de qualificação e segmentação do público-alvo, bem como campanhas criativas que impactaram toda a jornada do consumidor em diferentes canais digitais, como YouTube, Instagram, Google e Facebook. Sua equipe multidisciplinar é formada por especialistas em conteúdo, performance, analytics, planejamento, design e atendimento.
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