No maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions 2025, o Brasil protagonizou uma edição histórica. O país bateu seu recorde de premiações, conquistando 107 Leões (6 Grand Prix, 1 Titanium, 18 Ouro, 35 Prata e 47 Bronze) consolidando a força e consistência da criatividade brasileira em diferentes categorias.
Além desse desempenho nas premiações, o Brasil foi o primeiro país a receber o título de Creative Country of the Year. A premiação foi criada para reconhecer “o compromisso excepcional e duradouro de uma nação com a criatividade, tendo em vista o progresso e o crescimento do setor”.
Outro momento simbólico foi a homenagem especial a Washington Olivetto reconhecido por sua excelência na história da publicidade. Olivetto foi responsável pelo primeiro Leão de Ouro brasileiro, conquistado em 1975 com o filme “Homem com mais de 40 anos”, criado quando trabalhava na DPZ. Um reconhecimento à altura de quem ajudou a construir a reputação criativa que o Brasil carrega até hoje.
“Ele foi um pioneiro e padrinho da publicidade brasileira. O legado dele continua a inspirar criativos não apenas no Brasil, mas no mundo”, afirmou Simon Cook, CEO do Festival. “O impacto do Brasil na comunidade criativa global é inegável. Esse reconhecimento celebra não somente prêmios, mas uma noção em que a criatividade é profundamente inserida nos tecidos culturais, sociais e econômicos. Neste ano, honramos o talento, paixão e resiliência da criatividade brasileira”, finalizou.
O Brasil também teve papel de destaque no júri com diversos profissionais renomados que ajudaram a moldar os resultados desta edição, sendo mais um reflexo do protagonismo brasileiro no cenário internacional da publicidade.
É com uma edição histórica que o Brasil encerra sua participação no Cannes Lions 2025 como um verdadeiro protagonista. Que esse seja apenas mais um capítulo de uma história criativa que segue inspirando o mundo.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.