Branding é, basicamente, todo o processo que envolve planejamento, elaboração, marketing, divulgação de uma marca. É com esse trabalho que as marcas se consolidam no mercado, viram referência e conquistam a confiança de seus consumidores. Trazendo um conceito mais prático, aquele momento em que pensamos em um serviço e/ou produto e associamos, automaticamente, a uma marca, este trabalho é o branding, um processo longo, mas que mostra sua importância para a gestão de uma marca.
Essa estratégia constrói uma personalidade para a marca, o que aproxima sua relação com o cliente, o que traz benefícios, já que gera um diferencial competitivo, o que faz preferir sua marca ao invés das concorrentes. No entanto, como fazer isso?
Uma estratégia de branding demanda muita pesquisa, estudo e planejamento. Para um trabalho eficaz precisa de ajuda de profissionais especializados e de uma agência, onde o resultado será ainda mais preciso.
Trago dois exemplos dessa estratégia para familiarizarem-se mais:
Identidade visual:
Entender os objetivos, qualidades mais marcantes auxiliam numa identidade de marca mais consciente, e representa visualmente o que está vendendo;
PDV:
São pontos de venda, e importantes no processo de compra, considerando o lugar onde a maioria das decisões são tomadas. Portanto, o branding deve ser trabalho para a identidade da marca ser bem reforçada. Por isso, expor os produtos no lugar certo é trabalhado, e no caso de eventos, utilizar stands de degustação, brindes, atrai as pessoas.
Ter uma empresa trabalhada com branding é criar uma boa percepção dela, sendo mais visível aos olhos do público por mais tempo.
Gostou do texto? Acesse nosso portal e veja muito mais.
Compartilhe com alguém essa leitura.