Campanha da cerveja da Ambev faz uma releitura da celebração com o icônico Nº1 e escala Carlo Ancelotti para reafirmar que o talento e a imprevisibilidade do futebol brasileiro pode repetir o penta
O Sorteio dos Grupos do Mundial sempre marca o início oficial da jornada rumo ao título. E, se o Brasil entra em campo em meio a um jejum histórico de 24 anos, Brahma, cerveja da Ambev e parceira de longa data da Seleção Brasileira e do torcedor, entra em cena para dar um novo gás na paixão nacional. Em uma campanha que une história e ícones do futebol global, Brahma lança “Tá Liberado Acreditar”, o pontapé para torcer em busca de mais um título, confiando que o país vai repetir, em 2026, a mesma celebração da conquista do pentacampeonato.
E para liderar o movimento de esperança, Brahma escalou uma figura de peso internacional: o técnico multicampeão Carlo Ancelotti. O italiano, conhecido por sua serenidade e trajetória de sucesso, é o embaixador dessa nova onda de otimismo, provando que até mesmo um dos mentores mais racionais do futebol mundial abraça a imprevisibilidade brasileira. Ao convidar o torcedor a acreditar, Brahma celebra as paixões dos brasileiros e resgata um histórico que sempre acompanhou a seleção: a habilidade do futebol brasileiro de surpreender a torcida, justamente quando ninguém espera. Assim, o Brasil virou jogos improváveis, superou estatísticas e mostrou que talento, improviso e personalidade fazem a mística do futebol nacional aparecer nos momentos decisivos.
“Enquanto o mundo discute tática e estatísticas, nosso futebol sempre surpreende com o drible inesperado, o toque de gênio e a habilidade que desarma qualquer esquema. Essa capacidade de virar o jogo e surpreender é o que queremos comunicar, lembrando os torcedores brasileiros que, juntos, podemos incentivar a Seleção a trazer o hexa“, diz Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.
Em tempos de euforia em baixa, a marca assume o papel de mostrar que é possível resgatar as tradições de sorte da arquibancada, desempoeirar a camisa preferida e se preparar para celebrar.

Releitura do Nº1
Com a aproximação da Copa do Mundo 2026, Brahma dá início a sua campanha e isso inclui uma releitura de um dos símbolos mais icônicos da marca. O gesto do Nº1, eternizado na comemoração de gol de Ronaldo Fenômeno e presente em campanhas históricas da marca de cerveja desde 1998, ganha agora um novo significado ao ser transformado nos “Dedos Cruzados”. O movimento, que já acompanhou a marca em momentos que entraram para a memória afetiva do torcedor, é um convite simbólico para os brasileiros acreditarem de novo na Seleção Brasileira.
Com o Mundial começando oficialmente em 11 de junho de 2026, no Canadá, México e Estados Unidos, o sorteio dos grupos desta sexta-feira marca o pontapé inicial da estratégia de Brahma para o torneio. Ao adotar os “Dedos Cruzados”, a marca transforma um antigo símbolo de confiança e orgulho nacional em um gesto universal de otimismo, mostrando que, mais do que torcer, vale acreditar na mística que sempre fez o Brasil superar expectativas dentro de campo.
O conceito da ação que convoca os brasileiros a colocarem seu pensamento positivo pra jogo, é da agência Africa Creative. A campanha contou com estratégia de PR da agência InPress Porter Novelli.
“O Brasil tem essa capacidade inegável de acreditar quando ninguém mais acredita. Nós driblamos a razão, jogamos com o coração e reescrevemos o impossível. ‘Tá Liberado Acreditar’ é o resultado do nosso desafio de transformar o sentimento coletivo. É um convite da Brahma, uma marca que sempre esteve ao lado da Seleção, para resgatarmos essa mística do futebol brasileiro que nos levou a todos os nossos títulos mundiais. Se as odds não estão a nosso favor, ótimo. Porque aqui é Brasil e tá liberado acreditar no Hexa“, finaliza Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative
Ficha técnica
Agência: Africa Creative
Título: Tá liberado acreditar.
Anunciante: Brahma
CCO: Sergio Gordilho
CO-CCO: Nicholas Bergantin
Diretor de Criação: Henrique Martins e Raphael Santos
ACD: Guilherme Portugal, Gustavo Stevanato, Lucas Andrade, Bruno Bizuti
Criação: Joca Santana, Giovanna Carvalho, Lucas Alcorta, Maicon Gomes, Lucas Andrade, Bruno
Bizuti.
Co-COO: Heloísa Pupim
Atendimento: Rafael Marques, Maiara Scervino, Renata Santos, Vitória Silano, Isabella Paes, Marina
Rabello
VP Mídia: Thiago Martinez
Mídia: Victor Berto, Araceli Giatti , Victoria Molina, Nathalia Lima e Elena Sanita
CSO: Ana Paula Kuroki
VP de Estratégia: Giacomo Groff, Mariana Corradi
Head de Estratégia Criativa: Pedro Fernandes
Gerente de Estratégia: Giovanni Cozer
Community Manager: Gabriel Marinho, Caio Gomez
Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara/ Nathalia Trindade/ Vanessa Lima
Fotógrafo: Rodrigo Pirim
Produção estúdio: Edinalva Faria
Influência: 94 marketing & football
Gerente de Produção Audiovisual Ambev Fernanda Leite
Produção Ambev: Modo Integrado de Produção
Produtores Executivos: Gabi Froemming e Mariana Guerra
Produtor Líder: Bruno Arneiro
Produtor Sênior : Bruna Amorim
Produtora de filme: KAUS FILM
Direção: Los Pibes e Berro
Direção Executiva: Thiago Mascarenhas e Del Reginato
Produção Executiva: Michelle Pavão e Larissa Luisi
Producers: Ueslei Santana e Julia Faria
Line Producer : Marília Raffaeli
Line Producer Jr : Jacqueline Christine
Post Production Coordinator: Rodrigo Zorack
Assistente Post Production: Toméh de Freitas
Assistentes Criativos : Gabriela Chiavone, Henrique Barretto, Ana Achcar, Daniel Cirati e Helena
Costa
Estagiária de Produção: Duda Navas
Fotografia Still :Berro
Assistentes Foto Still: Caio Henrique de Toledo, Débora Toledo e Daniel Queiroz
Tratamento de Imagens: André Kawa
Direção de Fotografia : Kairo Lenz
1° Assistente de Direção : Vinicius Ferrari Lombardi
2° Assistente de Direção : Eloisa Mendes Ferrarini
DOP 2° Unidade: Carlos Ramon
Direção de Produção: Frederico Sada Guerini e Raphael Gonçalves Reitano
Produtores: Carolina Sandoval Collyer e Danilo Oliveira Biondi
Direção de Arte: Karla Salvoni e Winnie Ramos
Produção de Objetos: Bruna Ramos
Produção de Elenco: Taty Horta
Produção de Figurino: André Braune
Stylists Ronaldo: Gabriel Nathan Silva Fernandes e Julia Alves de Moraes
Maquiagem: Fabiana Mizukami
Maquiagem Celebridades: Carla Cristina Carrasco (Ronaldo) e Mirella (Ancelotti)
Pós-Produção: Guava Post + Flow + Btfly
VFX: Flow + Btfly
Montagem/Edição: Matheus Tibira
Assistente de Montagem/Edição: Felipe Ferreira + Alex Deraco
Finalização: Guava Post
Color Grading: Acauan Pastore
Produtora de Som: Satélite Áudio
Direção Musical: Roberto Coelho e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Karen Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Bruno Zibordi, Koitty, Alexandre
Avicena, Pedro Pelotas e Luna França
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
Aprovação/Ambev: Daniel Wakswaser,Felipe Cerchiari, Joice Carvalho,Guilherme Almeida, Raissa
Dubena, João Pedro Araújo.
Agência : InPress
Aprovação Ambev: Carol Garrido
Direção PR : Bruno Ribeiro
Gerência PR : Guilherme Cardoso
Atendimento e coordenação PR : Bruna Nascimento
Redação : Patrícia Gonçalves
Relacionamento com a mídia : Thais Louzada e Caíque Diniz
ORBX Creative
Agenciamento: Rafael Soares e Thiago Artimonte
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais






