As 300 lojas remanescentes da Blockbuster, nos Estados
Unidos, terão suas atividades encerradas até meados de janeiro de 2014.
Atualmente controlada pela Dish Network, a tradicional rede de locação de DVDs
já inicia o fechamento de suas portas com a finalização do serviço de entrega e
retirada agora em dezembro.
Desde a compra da marca pela Dish, que adquiriu a
Blockbuster no primeiro semestre de 2011, a empresa vem fechando suas unidades
e reduzindo o investimento de mais de 1.700 lojas da rede, que chegou a ter
9000 lojas há menos de dez anos.
De qualquer forma, a Dish irá manter os direitos do uso da
marca nos Estados Unidos e seguirá no mercado com o serviço de vídeo por
streaming Blockbuster on Demand, umas das únicas manobras “inovadoras” que não
foi engolida pelos avanços da tecnologia.
No Brasil, a marca não será impactada. Pertencente a B2W
(Lojas Americanas, Shoptime e Submarino), desde 2007, o uso da marca está sob
concessão de licença por 20 anos.